FUP cobra contraproposta da Transpetro sobre novo Adicional de Dutos e Terminais

Da Imprensa da FUP – Reunião do Grupo de Trabalho para tratar sobre Novo Adicional de Dutos aconteceu na segunda, 22, entre diretores da FUP, sindicatos e gestão da empresa. A Federação reforçou a urgência da Transpetro apresentar proposta formal para que trabalhadores e seus representantes possam avaliar possibilidades de acordo.

A inclusão do novo adicional de dutos no Acordo Coletivo de Trabalho, que havia sido engavetado pela antiga gestão da empresa, é reivindicada pela categoria que segue mobilizada para que a gestão da empresa entenda a realidade das necessidades dos empregados de maneira abrangente, ou seja, em todos os setores envolvidos e com as especificidades de cada região.

Durante a reunião foram levantadas questões relativas às condições de atividades, outra questão referente à multidisciplinaridade, que caracteriza uma atuação diferenciada e também foi mencionada a questão do sobreaviso parcial. Mas o que os representantes da categoria assinalaram como mais importante é que a gestão da emprese apresente proposta formal e detalhada. Cibele Vieira, diretora da FUP, diz que a categoria espera que “as questões trazidas nas reuniões e apresentadas em documento sejam reconhecidas pela gestão ao invés desta ficar levantando a dificuldade e amplitude dos problemas. É preciso detalhar para se entender a dimensão da discordância. ”

Assista ao vídeo em que Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP, fala aos trabalhadores da Transpetro

Márcio Sampaio, diretor do Sindipetro RS relatou várias situações que vive diariamente na sua função de técnico, como a multifuncionalidade, que acontece na informalidade e que para ele foi agravada por causa do PCR, fazendo com que as pessoas abracem o serviço. Marcio finalizou a reunião lembrando do propósito da Petrobrás. “A gente viveu um tempo em que a gestão queria entregar a empresa, a intenção era privatizar, valia a regra de quanto mais precário melhor. Mas agora não, agora precisamos discutir como restabelecer uma gestão efetiva, que realmente cuide das coisas da empresa e que preserve e valorize as pessoas.”