FUP cobra da Petrobrás termo de compromisso sobre certificações de técnicos

Da Imprensa da FUP – Em ofício enviado à Petrobrás nesta sexta,10/10, a FUP solicitou que a empresa formalize o quanto antes o compromisso de não exigir a recertificação para os técnicos industriais. Em reunião com as entidades sindicais no dia 19 de agosto, o RH da empresa informou que havia conseguido negociar com os Conselhos que os trabalhadores que já possuem cursos técnicos registrados no CFT e no CRQ não precisam ser obrigados a realizar uma nova certificação específica em técnico de óleo e gás.

Na ocasião, os representantes da Petrobrás se comprometeram em divulgar um comunicado oficial aos trabalhadores garantindo que qualquer empregado com curso técnico industrial poderá requerer registro no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e, no caso das áreas químicas, no Conselho Regional de Química (CRQ). Os dois órgãos firmaram um acordo entre si para assegurar a validade das certificações.

No documento enviado à Petrobrás nesta sexta, a FUP cobrou que a empresa formalize “o andamento dos Registros nos Conselhos Técnicos (CFT e CFQ) sobre o tema da obrigatoriedade de recertificação e manutenção de registros profissionais por parte dos trabalhadores e trabalhadoras da área operacional que já possuem formação técnica válida”.

O diretor da FUP, Tezeu Bezerra, lembra que há mais de dois anos as entidades sindicais cobram uma solução para essa questão, sempre enfatizando que não poderia haver obrigatoriedade de nova certificação para os técnicos que atuam nos laboratórios e áreas industriais. “A gente tem cobrado muito isso desde quando começou essa peleja. Foram muitos vai-e-vens, muitas negociações desde 2023, reuniões com o CRT RJ e com o CFT e agora, finalmente, essa luta está chegando à reta final”, afirmou.

DNE-075.2025-Solicitacao-de-atualizacao-relativas-a-obrigatoriedade-de-registro-e-recertificacao-nos-Conselhos-Tecnicos-CFT-CFQ

 

[Foto: Agência Petrobras]