FUP cobra nova reunião com a Petrobrás para discutir a PLR com base na reivindicação dos trabalhadores: 25% dos dividendos, paga de forma igual para todos

Em reunião nesta quinta-feira, 05, a direção da FUP discutiu junto com a assessoria do Dieese a proposta de PLR apresentada pela Petrobrás ontem, 04. A Federação decidiu enviar documento à empresa, cobrando nova reunião na semana que vem para dar continuidade às discussões da PLR, com base na reivindicação dos trabalhadores. A proposta apresentada pela Petrobrás está muito aquém do que a categoria reivindica: 25% dos dividendos distribuídos aos acionistas, pagos de forma igual para todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás.

A FUP e a assessoria do Dieese entendem que os resultados da Petrobrás em 2007, apesar da redução do lucro líquido, apontam que a empresa tem crescido vertiginosamente. Prova disso é que o valor de mercado da companhia cresceu 391,57% entre dezembro de 2003 e dezembro de 2007. Neste mesmo período, o efetivo da Petrobrás cresceu 38,07%, o que representa um crescimento de valor de mercado da companhia por trabalhador na ordem de 256,03%.

Apesar destes excelentes resultados, o piso de PLR proposto pela Petrobrás é o menor dos últimos cinco anos. Em 2005, por exemplo, o piso pago pela empresa foi 53% superior aos R$ 11.075,00 propostos para este ano. Em relação à PLR de 2006, o piso atual proposto pela companhia é 31% menor ao que os trabalhadores receberam no ano passado. Portanto, há condições da Petrobrás avançar na negociação da PLR, tomando como base a reivindicação dos trabalhadores.

A FUP também voltou a cobrar as informações solicitadas diversas vezes à empresa e que até hoje continuam sendo sonegadas. São dados referentes à freqüência dos trabalhadores por nível em 31 de dezembro de 2007 e os efetivos mensais em 2006 e 2007. Esses dados são fundamentais na discussão da PLR e não há motivos para a Petrobrás omiti-los dos trabalhadores, comprometendo o processo de negociação, que deve ser transparente e democrático.
Direção Colegiada da FUP – 5/06/2008