FUP cobra suspensão da cobrança do saldo devedor e exige melhorias na AMS

Da Imprensa da FUP – Em reunião da Comissão de AMS, realizada ontem, 11/09, diretores da FUP questionaram as pendências relacionadas ao atual ACT 2023/2025. Da lista de cobranças foram destacados alguns tópicos, que mesmo já tendo sido discutidos em reuniões anteriores são pontos importantes que precisam ser acompanhados, já que a categoria deve ter conhecimento dos avanços ocorridos na implementação dessas pendências. São elas: Novo PASA; novos procedimentos para o processo de mudança de gênero, incluindo os medicamentos; programa de condicionamento físico; relação de custeio já na modalidade 70/30; melhoria da rede de atendimento principalmente em localidades distantes dos centros urbanos e, a suspensão da cobrança do saldo devedor.

A Petrobrás apresentou números sobre a quantidade de beneficiários cadastrados e engajados no Novo PASA, detalhou os percentuais de planos de cuidados emitidos e demonstrou como está acontecendo a dinâmica após implantação dos Postos de Atendimento presenciais. Sobre o benefício da Academia de Ginástica foram cobradas, por parte dos diretores da FUP, soluções para a falta de estrutura adequada, no atendimento a pessoas idosas, nas academias conveniadas.

Durante a reunião, também foi apresentado um panorama do processo de atualização da relação de hospitais, clínicas e médicos credenciados na AMS. Os gestores da empresa informaram que foram verificados os dados de um pouco mais de 15 mil prestadores credenciados. “Em 2024, entramos na segunda fase dessa atualização confirmando dados, procuramos saber quem ainda está atendendo naquele mesmo lugar, se o telefone é o mesmo e também foram completadas informações importantes para o beneficiário, como por exemplo no caso dos hospitais, qual o tipo de emergência é atendida.”

Paulo Cesar, diretor da FUP, cobrou a suspensão da cobrança do saldo devedor e reforçou que essa ação deve ser imediata e enquanto não há solução para os equacionamentos da Petros. Os descontos do saldo devedor nos contracheques chegam até 20% da renda bruta e, como não há previsibilidade para essas amortizações, os aposentados e pensionistas são surpreendidos negativamente todos os dias 25 de cada mês ao receber as aposentadorias.

Por fim, mesmo diante de pauta extensa, foi reivindicada a volta dos excluídos da AMS. Daqueles que foram retirados do plano através de cobrança ilegal feita por boleto financeiro, o que não é permitido e está registrado no ACT. E também, da volta de 68 trabalhadores aposentados da FAFEN PR, que com a reabertura da Fábrica devem voltar a ter o benefício da AMS.