FUP declarou total apoio à greve dos trabalhadores da BR pelo anuênio

Imprensa da FUP

Após os trabalhadores da BR Distribuidora terem iniciado uma greve no Rio de Janeiro, no último dia 20, pela retomada do ATS e a mesma progressividade da Petrobrás, a subsidiária concordou em tratar esta questão durante a negociação do Acordo Coletivo. Foi preciso a mediação do Ministério Público do Trabalho para que a BR concordasse em discutir o anuênio na campanha reivindicatória. A empresa vem se esquivando deste debate desde 2009, quando os trabalhadores se reorganizaram para lutar pela retomada do ATS, um dos direitos atacados durante o governo FHC.

Ações antissindicais – Repetindo as mesmas ações antissindicais da Petrobrás nas mobilizações dos petroleiros, a BR Distribuidora também se utilizou dos vergonhosos interditos proibitórios para tentar impedir a greve de seus trabalhadores. A FUP se solidarizou com a paralisação dos companheiros e continua apoiando todas as mobilizações pela retomada do ATS. Essa luta também é dos petroleiros, que, assim como os trabalhadores da BR, sofreram o assédio da Petrobrás durante o governo FHC, que de tudo fez para tentar acabar com o anuênio.