FUP e 10 de seus sindicatos assinam o Acordo Coletivo

A FUP e dez de seus sindicatos (AM, CE, RN, PE/PB, BA, MG, ES, Caxias, Unificado-SP e PR/SC) assinaram nesta sexta-feira, 30, o Acordo Coletivo dos Trabalhadores do Sistema Petrobrás para o período 2007/2009. Na segunda-feira, 03, o acordo será assinado pelo Sindipetro-RS, quando os trabalhadores concluirão as assembléias, cujos resultados já garantem a aprovação do acordo conquistado. Apenas no Norte Fluminense, a proposta foi rejeitada, apesar dos petroleiros acatarem ao indicativo da FUP de suspensão da greve.

Segundo o calendário de pagamento divulgado pela Petrobrás, os trabalhadores cujos sindicatos assinaram o Acordo nesta sexta receberão no dia 07 de dezembro 60% do valor do abono e 50% dos retroativos. O restante do pagamento será efetuado na folha de dezembro.

De norte a sul do país, os petroleiros referendaram nas assembléias o acordo conquistado, com uma média de aprovação de 80%. Em algumas bases, como no Paraná/Santa Catarina, no Ceará e em Pernambuco/Paraíba, as assembléias responderam aos indicativos da FUP com a aceitação de mais de 90% dos trabalhadores. O acordo conquistado consolida uma série de avanços obtidos ao longo dos últimos anos, fruto da unidade e do poder de organização e luta da categoria petroleira.

Veja o resultado final das assembléias

Sindipetro Paraná/Santa Catarina – Aprovação da proposta por 97% dos trabalhadores;
Sindipetro Ceará – Aprovação da proposta por 92% dos trabalhadores;
Sindipetro Pernambuco/Paraíba – Aprovação da proposta por 92% dos trabalhadores;
Sindipetro Amazonas – Aprovação da proposta por 88% dos trabalhadores;
Sindipetro Caxias –  Aprovação da proposta por 86% dos trabalhadores;
Sindipetro Minas Gerais –  Aprovação da proposta por 82% dos trabalhadores;
Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia –  Assembléias concluídas nesta sexta-feira, 30, com provação da proposta por cerca de 80% dos trabalhadores;
Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo – Aprovação da proposta por 71% dos trabalhadores;
Sindipetro Rio Grande do Norte – Assembléias concluídas nesta sexta, 30, com média de 80% de aprovação da proposta;
Sindipetro Espírito Santo – Assembléias concluídas nesta sexta, 30, com aceitação da proposta por cerca de 80% dos trabalhadores;
Sindipetro Rio Grande do Sul – Assembléias terminam na segunda-feira, 03, com média de 75% de aceitação da proposta;
Sindipetro Norte Fluminense – Assembléias já concluídas, com rejeição do acordo conquistado e aprovação do indicativo de suspensão da greve.

Direção Colegiada da FUP