FUP e NF indicam aprovação da contraproposta

A FUP e sindicatos petroleiros indicam a aprovação da contraproposta apresentada

pela empresa na tarde de hoje, 23 e suspensão da greve. No dia 22, representantes sindicais estiveram reunidos com a empresa para uma negociação exaustiva, que culminou com uma série de avanços para a categoria.

Entre os avanços que atingem mais diretamente os petroleiros da região estão:

• Reajuste de no mínimo 6 % – somando-se o reajuste de 4,18% no salário básico com o de 6,5% sobre a tabela da RMNR – este reajuste garante um mínimo de 1,6% de ganho real em relação ao ICV-Dieese. Se considerarmos ainda as conquistas do PCAC os petroleiros da região alcançam um ganho real mínimo em torno de 9% neste ano.
  • Abono de 80 % de um salário bruto com os devidos descontos
  • Reajuste da AMS de 4,18%, menor que o reajuste total de no mínimo 6%.
  • Reajuste nas tabelas dos benefícios educacionais de 8,36% e aumento dos percentuais de reembolso em mais 5%
  • Compromisso de discutir uma formatação para o auxilio Ensino Superior para empregados e dependentes, criando uma comissão FUP/Petrobrás. A comissão considerará em seu estudo as particularidades deste nível de formação que prepara os jovens para o mercado de trabalho.
  • Criação da Comitê Nacional de AMS, composto pela Petrobrás e pela FUP que discutirá gestão e equilíbrio financeiro entre outros temas da Assistência Médica. A FUP buscará através do comitê viabilizar a melhoria do serviço e o atendimento de pleitos históricos dos trabalhadores.
  • Criação da Comissão Nacional para Aposentadoria Especial que discutirá e analisará o reconhecimento de condição de trabalho especial na Empresa, terá acesso a listagem de pessoas reconhecidas e garantirá a participação no monitoramento das condições ambientais.
  • Garantia de correção dos critérios para atender aos anistiados pela comissão de anistia para aumento por mérito. Na Bacia de Campos a companhia somente havia  concedido o nível a 32 pessoas, menos de 10% dos anistiados da região.
  • Garantia de pagamento da  HE para o pessoal em regime de  Sobreaviso, com apuração diária e sempre que ultrapassar 12 horas de trabalho efetivo.
  • Tratamento diferenciado para o dia de desembarque , com pagamento de HE sempre que ultrapassar 1 hora entre o horário de chegada e saída da unidade, e  o compromisso de priorizar as trocas de turma no horário matutino.
  • Suspensão da aplicação do sistema de conseqüências e anulação das punições já aplicadas. Compromisso de discutir uma campanha educativa com o sindicato.
  • Apresentação de uma Carta a FUP garantindo o pagamento das diferenças devidas aos aposentados no processo de repactuação.

Para os trabalhadores da Transpetro a empresa garantiu que o acordo coletivo eliminará as seguintes diferenciações em relação a holding:

• Garantia da AMS para os empregados que vierem a aposentar-se.
  • Garantia de comissão e direito de defesa nos casos de demissão.

A direção do Sindipetro-NF estará reunida na manhã deste sábado,24 para agendar o calendário de assembléias.