FUP e NF indicam voto a favor para preservar o ACT

A diretoria do Sindipetro-NF está indicando a aprovação a última proposta da Petrobrás. Em reunião na sexta, 4, os diretores analisaram a setoriais realizadas com a categoria e os riscos para a preservação dos direitos previstos no ACT e deliberou acatar o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP de aceitação da contraproposta.

“Nesta conjuntura de incertezas e ataques aos trabalhadores promovido pelo governo e pela atual gestão da Petrobrás é fundamental garantirmos os nossos direitos até 2022. Os petroleiros e petroleiras estão atentos e prontos para o embate caso a empresa tente descumprir alguma cláusula do que está sendo pactuado” afirma o coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

Em todo o país, o indicativo da FUP segue sendo aprovado.

Dois sindicatos já concluíram as assembleias: Sindipetro-ES e Sindipetro-PE/PB. No Espírito Santo, a proposta de ACT foi aprovada em assembleia virtual realizada no último dia 03, com 85% de aceitação dos trabalhadores. Nas bases de Pernambuco e Paraíba, foram realizadas 17 assembleias entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro, onde 91,5% dos votantes aprovaram o ACT, seguindo o indicativo da FUP.

Na terça-feira, 08, mais cinco sindicatos iniciaram as assembleias: Amazonas, Norte Fluminense, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. No Sindipetro-AM, a primeira assembleia realizada foi com aposentados, que aprovaram por unanimidade o indicativo da FUP de aceitação da contraproposta.

Nesta quarta, 09, é a vez do Sindipetro Duque de Caxias, cujas assembleias terão início às 19h e prosseguem até o dia 13.

Na quinta, 10, o Sindipetro-CE/PI inicia a consulta aos trabalhadores.

Nas demais bases da FUP, as parciais apontam a aprovação do indicativo de aceitação da proposta de Acordo Coletivo.

“Está nas nossas mãos a decisão de aprovar nas assembleias um acordo de dois anos que dá a garantia de emprego e da AMS, bem como a manutenção de direitos conquistados com muita luta. Não podemos deixar nas mãos do judiciário o destino da nossa categoria”, alerta o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, no site da Federação.