Imprensa da FUP
Nesta terça-feira, 11, a FUP realizou no Rio de Janeiro o Seminário Nacional Preparatório de Greve, que contou com a participação de todos os seus 12 sindicatos, militantes de base, oposições reconhecidas e representantes dos sindicatos dos trabalhadores da BR Distribuidora (Sitramico) do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Junto com as assessorias da FUP e dos sindicatos, os trabalhadores debateram estratégias de enfrentamento para se contrapor às equipes de contingências e às ações antissindicais da Petrobrás nos movimentos grevistas da categoria.
Os sindicatos que realizaram seminários locais de preparação de greve relataram as propostas discutidas com os trabalhadores de bases, como foi o caso do Sindipetro-NF, Sindipetro-BA, Sindipetro Unificado-SP, Sindipetro-PR/SC, Sindipetro-PE/PB e Sindipetro-ES. Os demais sindicatos, que ainda realizarão seus seminários locais, também deram informes de suas bases e relataram como tem sido os recentes enfrentamentos com a Petrobrás nas mobilizações indicadas pela FUP.
O assessor jurídico da FUP, Normando Rodrigues, abordou os aspectos jurídicos de Lei de Greve (7.783/1989) e fez um resgate político dos enfrentamentos da categoria com a Petrobrás e o TST. O seminário apontou estratégias que serão discutidas no Conselho Deliberativo da FUP, no próximo dia 21, e definiu ações políticas e jurídicas para serem sistematizadas em uma cartilha de greve, que será elaborada pela Federação.
Estado de greve e mobilização nacional no dia 19
Os sindicatos estão aprovando nas assembléias os indicativos da FUP de estado de greve, assembléias permanentes e mobilização nacional no dia 19, com atrasos de no mínimo duas horas em todos os turnos e no expediente administrativo, além de cortes na emissão de Permissões de Trabalho (PTs).
Prazo para contraproposta da Petrobrás é dia 17
O prazo definido pelo Conselho Deliberativo da FUP para a Petrobrás apresentar sua contraproposta é dia 17. Nesta semana, haverá mais duas rodadas de negociação com a empresa. Na quinta-feira, 13, a negociação abordará AMS, benefícios educacionais e Petros. Na sexta-feira, 14, serão discutidos SMS, vantagens e PCAC.