Fup e sindicatos fazem atos nas Bases da Baker em Macaé e Bahia e cobram respostas ao ACT

No dia 18 de julho, foram realizados atos nas bases da Baker em Lagomar e Bela Vista, localizadas em Macaé, e em Catu, na Bahia. O movimento sindical, após meses sem resposta às demandas dos trabalhadores, manifestaram sua insatisfação com a postura da empresa, considerada inaceitável por não atender aos pedidos e necessidades da categoria. A data base estabelecida é maio de 2024, e já se passaram dois meses de silêncio por parte da empresa.

No dia 12 de julho, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) encaminhou um documento à Baker denunciando várias irregularidades e descumprimentos do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Entre as denúncias estão o não pagamento de ticket refeição para diversos trabalhadores do grupo Baker, o não pagamento das horas extras prestadas nas atividades operacionais e nas bases administrativas, além de horas extras excessivas que os superiores da Baker não permitem que sejam lançadas nas folhas de ponto.

A FUP e seus sindicatos filiados destacaram que, desde a última reunião realizada no dia 23 de maio deste ano, a empresa não enviou resposta aos pleitos dos trabalhadores quanto à pauta mínima de reivindicações. A situação tem se agravado com uma série de irregularidades não solucionadas e novas questões surgindo, todas devidamente informadas pelos trabalhadores através de canais internos e pelos sindicatos filiados à FUP.

Diante desse cenário, a FUP solicitou uma resposta aos pleitos da categoria e/ou a agendamento de uma reunião até o dia 17 de julho, visando o restabelecimento do debate negocial e a apresentação de uma contraproposta da empresa para solucionar os temas legais. Como a empresa não respondeu, o movimento sindical iniciou a mobilização da categoria.

“Os trabalhadores da Baker esperam ser ouvidos e valorizados, enfatizando que a falta de resposta da empresa é um desrespeito aos seus esforços diários. A mobilização nas bases demonstra a união e a determinação dos trabalhadores em lutar por seus direitos e por melhores condições de trabalho” disse a diretora do Sindipetro-NF, Jancileide Morgado.