FUP entrega para Petrobrás a proposta de renovação do ACT 2019/2021

A Federação Única dos Petroleiros entregou nesta quinta-feira 15, para a Petrobrás e subsidiárias a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo 2019/2021 . A entrega foi antecipada porque a Reforma Trabalhista acabou com a ultratividade do Acordo, por isso a necessidade que as negociações aconteçam antes da data base, que é 1 de setembro.

Além disso, o país tem um governo que está vendendo a Petrobrás fatiada para o mercado e tem a intenção de privatizá-la. O ministro da Economia Paulo Guedes, ao embarcar para Boston na terça, 14,  defendeu a privatização da estatal: “Eu gostaria de privatizar, mas quem tem voto é o presidente” – disse.

Nesse momento, a categoria petroleira precisa garantir a preservação dos seus postos de trabalho e que seus direitos conquistados com muita luta estejam resguardados.

A categoria tem grandes desafios pela frente, que passam pela manutenção do atual Acordo Coletivo de Trabalho,  a luta contra a privatização da Petrobras, em defesa da soberania nacional, da democracia, dos direitos dos trabalhadores e do povo.

Ao que tudo indica, essa campanha será uma das mais difíceis dos últimos anos e vai exigir dos petroleiros e petroleiras, dedicação e participação nas assembleias, atos e mobilizações, para que o Acordo seja renovado e a empresa permaneça como mola do desenvolvimento do país.

Video

Assista ao vídeo do Coordenador Geral da FUP, Zé Maria Rangel, após reunião com a gestão da Petrobrás, informa que a nossa Proposta de Renovação do ACT para os anos de 2019/2021 foi entregue e alerta que nossos Direitos, nossa Petrobrás e nossos Sindicatos só serão garantidos através da Unidade e Luta da Categoria Petroleira.