FUP exige da Petrobrás medidas de proteção à saúde e à segurança dos trabalhadores embarcados no NF e no AM

Da Imprensa da FUP* – Durante reunião da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS), nesta quarta (11/09), a FUP e seus sindicatos cobraram medidas imediatas da Petrobrás para que as empresas de hotelaria que prestam serviço nas plataformas da Bacia de Campos atendam as reivindicações dos trabalhadores do setor que estão em greve (em movimento que atinge tanto unidades do litoral do Rio de Janeiro quanto do Espírito Santo).

Não é de hoje que o Sindipetro Norte Fluminense e a Federação denunciam as condições precárias de alimentação e higiene a bordo, em função do péssimo serviço prestado pelas empresas contratadas. Como se não bastasse, essas empresas ainda mantém uma relação de trabalho altamente precarizada, submetendo seus empregados a condições indignas a bordo, o que levou a categoria à greve.

A FUP considera o movimento grevista legítimo e manifesta seu apoio incondicional aos trabalhadores da hotelaria, reforçando não só a solidariedade de classe, como o compromisso de continuar cobrando da Petrobrás medidas urgentes para garantir condições dignas de trabalho, saúde e segurança a bordo das plataformas para todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Outra cobrança feita pelas direções sindicais foi para garantir a segurança dos petroleiros da Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas, que há tempos denunciam problemas recorrentes nos voos operados pela Voepass, empresa contratada pela Petrobrás para transportar os trabalhadores.

Após o acidente fatal com uma aeronave da empresa, em São Paulo, no dia 09 de agosto,  a situação ficou incontornável, aumentando a insegurança da categoria, o que tem impactado na saúde mental dos trabalhadores, ao ponto de deflagrarem uma greve, exigindo que a Petrobrás rescinda o contrato com a Voepass. A FUP reforçou o pedido junto à Comissão de SMS, manifestando total apoio aos trabalhadores e trabalhadoras de Urucu.