FUP exige solução imediata para problemas da AMS e discute pendências do ACT em reuniões com a Petrobrás

Imprensa da FUP

AMS

Nas reuniões das Comissões de AMS e Acompanhamento do ACT, realizada nos dias 18 e 19, a FUP voltou a cobrar que a Petrobrás resolva imediatamente os diversos problemas em relação à assistência médica. Apesar das rotineiras denúncias feitas pelos trabalhadores e seus dependentes, relatando uma série de dificuldades em relação ao atendimento e autorização para procedimentos, a empresa ainda não resolveu ou sequer propôs alternativas para solucionar estes problemas. A FUP criticou veementemente a postura dos gestores da empresa em não priorizar esta questão, que diz respeito à vida dos trabalhadores, aposentados e seus familiares.
Tanta na Comissão de AMS, como na Comissão de Acompanhamento do ACT, a Federação ressaltou que a valorização da assistência médica é uma das prioridades do movimento sindical e que deve ser priorizada também pelos gestores da Petrobrás. A FUP denunciou e cobrou providências da empresa para situações absurdas, como a terceirização dos serviços de análise e autorização dos procedimentos da AMS, o que tem gerado problemas gravíssimos para os usuários do programa, muitas vezes expostos a riscos de vida, em função desta burocracia ineficiente.

A FUP já propôs várias alternativas para resolver os problemas de gestão da AMS, como a implantação do Comitê Permanente e das Comissões Locais. A Gerência de RH da Petrobrás informou que está levantando os principais problemas do programa para fazer um diagnóstico amplo da situação e, então, apresentar propostas de solução. A FUP ressaltou que está questão é urgente, pois está relacionada à vida dos petroleiros e seus dependentes, e exigiu prioridade absoluta da Petrobrás para esta questão. Só com a participação efetiva dos trabalhadores na gestão da AMS, será possível garantir que este benefício, conquistado com tanta luta pela categoria, contribua de fato para a melhoria de vida de seus usuários.

Fórum de SMS

Conquista do ACT, o Fórum de SMS tem sido discutido com a Gerência de RH a Petrobrás, mas ainda não tem data proposta para sua realização. A previsão é de que ocorra ainda neste semestre, só dependendo da agenda do presidente e da diretoria da empresa. A FUP já apresentou sua proposta de formatação e metodologia para realização do Fórum, que deverá contar com a participação de todos os gerentes executivos de SMS. O RH informou que encaminhará a FUP a metodologia proposta pela Petrobrás.

Fórum de responsabilidade social

A proposta é discutir a política e as diretrizes de responsabilidade social da Petrobrás e sua prática no dia-a-dia. O RH informou que a Gerência Executiva de Comunicação se comprometeu com a realização do fórum, tão logo tenha sua metodologia e formatação definidas.

Estudos de efetivos

Ficou agendada para segunda-feira, 25, reunião da FUP e dos sindicatos com os representantes da Petrobrás que acompanham os estudos de efetivos na Repar e no Rio Grande do Norte. A reunião terá a participação da Gerência Executiva de Refino, que irá discutir o estudo que começa a ser realizado na Regap e avaliar com os trabalhadores os estudos concluídos e ainda em andamento.

PP-2 na Transpetro e TBG

A FUP tornou a cobrar agilidade na implementação do Plano Petros-2 para os trabalhadores da Transpetro e da TBG. A Transpetro informou que o plano aguarda somente o parecer final da Previc para ser implementado. A TBG informou que a subsidiária também já autorizou a implantação do PP-2, mas aguarda a conclusão dos trâmites legais de aprovação do plano junto aos órgãos do governo.

Fundo garantidor

A FUP voltou a cobrar da Petrobrás a implementação de mecanismos de proteção dos direitos dos trabalhadores terceirizados contra os calotes das empresas contratadas. O RH apresentará à FUP os instrumentos propostos pela empresa para excluir das licitações as empresas com histórico de dívidas trabalhistas e desrespeito aos direitos dos trabalhadores.