FUP na COP30: Petroleiros defendem Plano de Transição Energética Justa para o Setor de O&G

Da Imprensa da FUP – Dirigentes da FUP estão em Belém para defender uma transição energética justa, popular e soberana nos debates oficiais da COP30 e nos eventos que ocorrem paralelamente à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. A Cúpula dos Povos, que prossegue até domingo, 16, é o principal deles, reunindo diversas organizações populares de povos indígenas, ribeirinhos, camponeses, quilombolas, entre outros movimentos sociais.

O evento, que acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA), tem cerca de 15 mil pessoas credenciadas de 62 países e está estruturado em eixos temáticos sobre justiça climática, transição justa, direitos territoriais, entre outros. São mais de 200 atividades inscritas por movimentos do Brasil e do exterior.  Veja aqui a programação completa.

Nesta quarta-feira, 12, pela manhã, a diretora da FUP, Bárbara Bezerra, participou do seminário de encerramento do Encontro Internacional de Comunidades Atingidas por Barragens e Crise Climática, organizado por movimentos do Brasil (MAB) e da América Latina (MAR). Confira a fala da diretora da FUP:

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode
Amanhã, 13, a FUP conduzirá uma atividade, às 17h30,  no Pavilhão Brasil, na Zona Azul, que integra a programação oficial da COP30. Com o tema “A ação sindical no Sul Global por uma transição energética justa e popular: ação coletiva, diálogo social, geração cidadã de dados e trabalho decente”, o painel contará com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de representantes de organizações sindicais e sociais, especialistas e pesquisadores do Ineep e do Dieese. A atividade terá transmissão ao vivo pelo canal da COP30 no Youtube. Veja abaixo o serviço completo.
A diretora da FUP, Bárbara Bezerra, entrega à ministra da Iguadade Racial do Brasil, Anielle Franco, proposta da categoria petroleira para transição energética justa

Também amanhã, os petroleiros participam do seminário internacional “Transição Energética Justa e Popular para os Povos”, organizado pela Plataforma Operária e Componesa da Água e Energia na Cúpula dos Povos. O evento será realizado entre as 14h e 16h no Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA.

Esta é a terceira COP que a FUP participa, depois da COP27, no Egito, e da COP28 em Dubai, acumulando um histórico de contribuições para os debates sobre transição energética. Essas experiências foram fundamentais para a construção do Plano de Transição Energética Justa no setor de Óleo e Gás, que está sendo debatido em Belém pelas lideranças sindicais petroleiras.

Painel da FUP na COP30

A ação sindical no Sul Global por uma transição energética justa e popular: ação coletiva, diálogo social, geração cidadã de dados e trabalho decente

Quando: 13/11

Local: Pavilhão do Brasil – Zona Azul (Blue Zone), Auditório Cumaru

Horário: 17h30

Mediação:

Bárbara Bezerra, diretora da FUP e do Sindipetro-NF

Painelistas:

Deyvid Bacellar, coordenador-geral da FUP

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego do Brasil

Mahatma Ramos, diretor técnico do INEEP

Cloviomar Cararine, economista e técnico do Dieese

Lala Peñaranda, coordenadora da Trade Unions for Energy Democracy (TUED) na América Latina

Robson Formica, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Onde assistir

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode

 

 

[Fotos: Marcelo Aguilar]