Imprensa da FUP – De 12 a 14 de maio, petroleiras de diversas bases da FUP se reúnem em Campinas, São Paulo, para debater a agenda nacional das trabalhadoras do Sistema Petrobrás e as condições das mulheres em nossa sociedade. O 3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP será realizado no Sindipetro UN SP – Sede Campinas, tendo como principal temário a invisibilidade das mulheres nos espaços da sociedade, entre eles, no sindicalismo.O Encontro é organizado pelo Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras, criado em 2012, desde quando vem atuando em defesa da pauta das trabalhadoras e para incentivar e garantir maior participação feminina nas lutas sindicais.
A sociedade patriarcal e a história fizeram com que a ordem masculina fosse construída, estabelecida e reproduzida através dos tempos. A diferencia entre homens e mulheres foi reforçada no âmbito das relações sociais. Essa distinção, principalmente dos corpos, fez com que a mulher, desde os primórdios, sempre fosse vista como um ser “invisível”, no sentido de ser considerada desprovida, tanto de capacidade intelectual quanto de capacidade física. Assim, foram criadas a cultura de que a elas caberia saber cuidar da casa, procriar e fazer apenas o que o pai, no primeiro momento, e o marido, no segundo, quisessem. Não possuíam participação ativa em situação decisória.
Com o tema “Sempre Estivemos na Luta”, o 3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP discutirá reivindicações, planos de luta e formas de organização. A abertura do evento contará com a participação de mulheres dirigentes da CUT, CTB, CNQ, do Coletivo de Mulheres da FUP, além das líderes e militantes do movimento sindical petroleiro fupista. O Encontro ainda contará com a participação de mulheres que lideram movimentos sociais e organizações populares.
Convidados a todas as petroleiras à participação, procure um sindicato da FUP e se inscreva!
PROGRAMAÇÃO:
12/05/2015
No Sindipetro Campinas:
17h – Recepção e credenciamento das delegadas
19h – Mesa de abertura
13/05/2015
Dentro da REPLAN:
8h30 – Análise de Conjuntura
10h – Palestra invisibilidade das Mulheres (10h as 12h). Teórica Unicamp.
No Sindipetro Campinas:
14h – Mesa Mulher e Sindicalismo
16h30 – Oficina Sexualidade feminina
19h – jantar e atividade cultural
14/5/2015
No Sindipetro Campinas:
9h – Oficina de Turbantes “A Invisibilidade da Mulher Negra Brasileira”
10h – Acordo Coletivo de Trabalho e Subcomissão de Diversidade
15h – Encaminhamentos e finalização