FUP quer suspensão da eleição do CA da Transpetro

Do Boletim Nascente – O representante da FUP na comissão eleitoral do Conselho de Administração da Transpetro, Leandro Baesso, protocolou no último dia 17 documento que solicita a suspensão temporária da eleição para a representação dos trabalhadores no CA da empresa.

De acordo com Baesso, o processo eleitoral precisa ser suspenso para que se adeque a uma “mudança no entendimento da lei que serviu de parâmetro para a confecção do edital de convocação para candidatura e eleição do representante dos empregados no conselho de administração”.

A nova interpretação alteraria a previsão do edital de que dirigentes sindicais não poderiam ser candidatos à vaga. “Os empregados de nível médio que tenham curso superior e 10 anos ou mais de empresa poderiam ser candidatar, bem como o empregado dirigente sindical, que atenda esses requisitos poderão participar do processo eleitoral e se for eleito, antes da posse, deverá entregar o cargo de dirigente sindical”, reivindica o documento protocolado por Baesso.

A FUP também defendeu realização de reunião da comissão eleitoral para avaliar este entendimento, reelaborar o edital e estabelecer novo prazo para divulgação das eleições, para democratizar a participação dos trabalhadores. “Essa nova interpretação não foi amplamente divulgada o que prejudica o processo eleitoral, pois deveria constar no edital bem detalhado”, pontuou o sindicalista.