FUP reforça necessidade de Transição Energética justa em Seminário sobre mercado de carbono

Federação apontou necessidade de avançar na Transição Energética, mas cobrou discussão com os trabalhadores e trabalhadores e impactados pelos projetos

[Da Comunicação da FUP]

Nesta quarta-feira (21/02) a Federação Única dos Petroleiros, representada pelo seu coordenador geral, Deyvid Bacelar, participou de um importante debate no Seminário Internacional “O Mercado de Certificados de Captura e Emissão de Gases de Efeito Estufa”, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais.

Bacelar, que também é conselheiro do Conselho de Desenvolvimento, Econômico Social e Sustentável, participou da mesa sobre Transição Ecológica e o Desafio Econômico da Governança Socioambiental no Brasil. Durante sua fala, o coordenador da FUP elencou diversos desafios para a transição energética na perspectiva dos trabalhadores. A FUP defende que as mudanças estruturais no aparelho produtivo, a fim de descarbonizar a economia, necessárias e urgentes, não devem resultar na eliminação de empregos e na desestabilização das comunidades locais.

Nesse sentido, Bacelar afirmou: “Se estamos falando de social e sustentável é necessário que a transição energética seja feita de forma justa, e para ser justa é importante que haja esse diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras, bem como com as comunidades que são impactadas diretamente ou indiretamente, com essas novas atividades que virão das novas fontes de energias renováveis”.

A Federação entende que as ações voltadas para a mudança da matriz energética devem contribuir com melhores postos de trabalho e não resultar na destruição de cadeias inteiras de emprego.

Ao mesmo tempo, no entendimento da FUP, a transição energética abre uma oportunidade para que o Brasil se torne uma potência verde
global, do ponto de vista industrial ambiental e social.