FUP se retira de mesa de negociação sobre Plano de Cargos, após Petrobrás não apresentar nenhuma proposta

Para a FUP, posicionamento da empresa é “inaceitável”; entidade apresentará nova proposta de dinâmica negocial para as próximas reuniões sobre o assunto

[Da Comunicação da FUP]

Nada foi como esperado na reunião sobre Plano de cargos desta quinta-feira (09). A Federação Única dos Petroleiros (FUP) decidiu se levantar da mesa, após o RH da Petrobrás não apresentar nenhuma proposta, como tinha sido solicitado pela FUP na primeira reunião realizada sobre o assunto, no dia 25 de Julio.

Naquela reunião, os dois pontos principais abordados foram o Plano de Cargos e o Teletrabalho. Na ocasião, a FUP afirmou que entende necessário um diagnóstico sobre como a estrutura da empresa está regrada hoje em relação às atividades exercidas por todos os trabalhadores e o reconhecimento e progressão da carreira, e requereu dados para avançar em uma negociação consistente.

Nada disso foi oferecido pela empresa na reunião, onde os representantes do RH pretendiam únicamente ouvir novamente as demandas da FUP, que por sinal, já foram apresentadas na reunião anterior, e podem ser consultadas no seguinte link: https://fup.org.br/fup-cobra-plano-de-cargos-unico-em-primeira-reuniao-da-comissao-que-trata-do-assunto/

Mas, o estopim para a decisão da FUP se retirar da mesa, foi que um dos representantes da empresa presentes assumiu que eles não tinham nenhuma resposta para dar em relação aos questionamentos realizados pela entidade, e nem tinham autorização para negociar. “Isso é inaceitável. É claro que a gente não esperava uma proposta definitiva, mas pelo menos informações, dados, ideias. Agora, que a empresa pretenda começar tudo do zero toda vez é um absurdo, assim não tem como avançarmos”, afirma o diretor da FUP e do Sindipetro-NF, Sérgio Borges.

Após decidir se retirar da reunião, os representantes da FUP afirmaram que irão propor uma nova dinâmica de negociação para as próximas reuniões, que já estão agendadas e ocorrem ao longo do mês de agosto. A Diretoria Executiva da federação se reunirá nos próximos dias para avaliar os próximos passos que permitam avançar rumo a uma negociação que garanta um Plano de Cargos único no Sistema Petrobrás.