FUP volta a cobrar que Petrobrás garanta a livre participação dos trabalhadores nas eleições municipais

Da Imprensa FUP – No próximo dia 6 de outubro, os brasileiros e brasileiras vão novamente às urnas, dessa vez para eleger os prefeitos e os vereadores de suas respectivas cidades. Em caso de haver segundo turno, e nas cidades com mais de 200 mil habitantes, eles voltarão a votar no dia 27.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) há meses está empenhada em garantir a participação de todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás. Em resposta ao primeiro ofício enviado pela FUP sobre o assunto, de julho deste ano, a companhia afirmou que as unidades estavam “se organizando para garantir a participação dos/as trabalhadores/as”.

Porém, em unidades como a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) no Rio Grande do Sul, os empregados receberam e-mail da companhia com a seguinte afirmação: “Comparecimento à votação. Nas situações em que a jornada de trabalho do empregado engajado em regime especial coincidir com o horário de votação e impossibilitar seu comparecimento à zona eleitoral, a companhia fornecerá uma declaração de justificativa eleitoral, que será divulgada e disponibilizada posteriormente”.

A FUP recebeu o comunicado com surpresa. “Após a resposta da empresa a gente estava esperando a divulgação do esquema elaborado pela empresa para garantir a participação dos funcionários, mas recebemos esse e-mail dando como um fato a necessidade dos trabalhadores justificar a ausência na eleição”, afirma a presidenta do Sindipetro RS e diretora da FUP, Miriam Cabreira.

E acrescenta: “Não achamos que esse seja o caminho nem a forma de dialogar com os trabalhadores da Petrobrás, é continuaremos cobrando da gestão da empresa a garantia de voto de todos os empregados neste dia tão importante para o futuro das nossas cidades e para a democracia no país”.

Outras das preocupações centrais da FUP é garantir que os empregados possam trabalhar como mesários na nas mesas receptoras de votos, é assim o notificou em todos os ofícios enviados à gestão da Petrobrás e à gestão da Transpetro.

A FUP solicitou que sejam flexibilizadas as tabelas de turno, e colocou-se à disposição para negociar o assunto diretamente com as unidades locais da companhia.