Da Imprensa da FUP
A FUP realizou nesta sexta-feira, 17, uma nova reunião com a Petrobrás e a administradora do Benefício Farmácia para cobrar uma solução definitiva para os problemas que os petroleiros e seus dependentes continuam enfrentando em função da troca de operadora do benefício. Através do telefone 0800 disponibilizado pela FUP desde o final de 2013 para monitorar o Benefício Farmácia, vários usuários têm se queixado de dificuldades para utilizar o benefício, como limitação de gastos e de quantidade de medicamentos, problemas com o cadastro e com o atendimento telefônico da operadora e divergências nas listagens de medicamentos cobertos.
A FUP cobrou uma solução para estes e outros problemas e exigiu que sejam sanadas as diversas dificuldades com o cadastramento, com o 0800 da operadora e com o sistema, que segundo os usuários, está sempre fora do ar. Foi também cobrado que o novo cartão para utilização do benefício seja enviado imediatamente para todos os beneficiários e que a operadora reforce junto à sua rede credenciada que o fato do usuário não ter sido ainda cadastrado não é impeditivo para aquisição do medicamento. A FUP também propôs que os postos de atendimento da Petrobrás passem a realizar o cadastramento dos beneficiários, bem como o recebimento das documentações necessárias para os pedidos de reembolso à operadora.
Além disso, a FUP solicitou que a operadora atualize o seu sistema de autorização, bem como a sua rede credenciada para que não haja mais impeditivos de limites financeiros, nem exigências de análises técnicas ou de laudos médicos bloqueando a aquisição dos medicamentos. A Federação exigiu também que a operadora garanta o fornecimento integral do medicamento, conforme prescrito na receita médica, sem limitações de quantidades, como vem acontecendo. Outra cobrança foi que a operadora amplie sua rede credenciada de forma a atender os beneficiários que se queixam da inexistência de farmácias em suas regiões de moradia.
Não há limitação financeira para uso do Benefício
A Petrobrás reiterou na reunião que não há limitação financeira para utilização do Benefício Farmácia, esclarecendo que a partir de um determinado valor é lançado um alerta de segurança para esclarecimento e que isso, de forma alguma, é impeditivo para aquisição dos medicamentos. A empresa cobrou da operadora que ajuste o seu sistema autorizador para evitar que estas distorções continuem ocorrendo.
A nova empresa que opera o Benefício se prontificou a resolver imediatamente esta questão e informou que tem atuado para solucionar todos os problemas pontuados pela FUP. A operadora esclareceu ainda que já quadruplicou nos últimos 15 dias o número de atendentes exclusivos para os usuários do Sistema Petrobrás. A empresa comprometeu-se a apresentar até a próxima quarta-feira, 22, um cronograma para solução dos problemas levantados.
Em 15 dias, 75 mil beneficiários já se cadastraram
Na reunião com a FUP, a Petrobrás e a operadora do Benefício Farmácia informaram que no intervalo de 15 dias, cerca de 75 mil beneficiários já haviam de cadastrado e que 43.115 utilizaram o benefício nesse período. Segundo levantamento da operadora, mais de 60% das 3.823 farmácias credenciadas foram acionadas pelos beneficiários para aquisição de medicamentos. Os gestores também informaram que 75,2% dos usuários tinham mais de 48 anos e 56,1% eram mulheres.
Como se recadastrar:
Até o dia 31 de maio, os titulares da AMS e seus dependentes deverão se recadastrar pela internet (www.portaldobeneficiario.globalsaude.com.br) ou pelo telefone (0800-2872267-Opção 5). Após o cadastramento serão enviados os novos cartões para adquirir os medicamentos do Benefício Farmácia.
Fiscalize essa conquista
Orientamos os usuários do Benefício Farmácia a utilizarem o sistema de monitoramento da FUP para que possamos fiscalizar essa que é uma das principais conquistas da categoria.
Você pode entrar em contato, através do 0800-761-6238 ou através do portal www.beneficiofarmacia.fup.org.br