Geplat da P-27 tenta reunir trabalhadores para desqualificar rejeição da proposta

O sindicato acabou de receber denuncia de que um dos geplats de P-27, Frederico Ricardo, está convocando os trabalhadores para apresentar as supostas vantagens da contraproposta da Petrobras que foi coletivamente rejeitada nas últimas assembleias. A intensão é desqualificar a rejeição da contraproposta.

O ato é absurdo e fere a liberdade de organização sindical. Ele constitui mais uma atitude antissindical entre as diversas que a gestão da Petrobras vem praticando. A função de Geplat não credencia o gerente a discutir com os trabalhadores um assunto que, sendo coletivo, pressupõe discussão com os representantes dos trabalhadores, neste caso, o sindicato. Para o sindicato é no mínimo surpreendente que não  existam outras preocupações para alguém investido deste cargo considerando as tão conhecidas condições de insegurança das operações na Bacia de Campos.

A lógica é fragilizar a unidade dos trabalhadores com reuniões de convencimento. A categoria petroleira já conhece esta prática e responderá com a atitude já discutida nos seminários de corte de comunicações com os gerentes. O sindicato orienta aos trabalhadores a não comparecerem as reuniões com esse fim e responderem a essas convocações recomendando ao gerente que procure o sindicato.