Gerência da UO-BC e da Segurança perseguem e punem operadores

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de que operadores que emitem PTs (Permissão de Trabalho) estão sendo punidos nas avaliações de desempenho em razão de erros nestes documentos.

“Surgiu pela gerência da UO-BC essa punição àqueles que tem erros nas PTs encontradas nas auditorias feitas diariamente pelos TS [Técnicos de Segurança] na área e as auditorias semanais documentais”, explicam os trabalhadores em mensagem enviada ao sindicato.

A entidade recebeu provas da prática abusiva dos gestores da empresa, com registros da perda de pontos no Gerenciador de Desempenho em razão de erros na emissão de PTs.

“A Petrobrás trabalha com número reduzido de operadores, excesso de PTs por emitentes e ainda pune a mão de obra nessa atitude covarde! Pois jamais será a mesma equipe que faz o planejamento da PT, e também consequentemente fará a liberação! […]. Elas na maioria das plataformas são impressas à noite para logo cedo não haver atrasos nos trabalhos e assim o operador do dia pega ele com erros de outro emitente, ou mesmo de quem fez ela há dias ou semanas atrás e nem embarcado mais está”, relatam os petroleiros.

Os trabalhadores afirma que se o emitente bloquear a PT por causa de erros, e isso é frequente, ele é perseguido e assediado por não liberar o serviço. Na maioria dos casos, são erros simples, mas identificado em auditorias.

“Está se iniciando um clima terrível entre seguranças e operadores por causa disso, por que agora eles estão sendo punidos pela má gestão e pressão da empresa. Estão num beco sem saída. O que era para ser algo de melhoria nas conduções dos trabalhos virou ferramenta de perseguição e punição, pois ao mesmo tempo que são covardemente punidos no GD por isso, da mesma forma são perseguidos e assediados caso bloqueiem as atividades para correção da PT”, denunciam os trabalhadores.

O Sindipetro-NF condena a utilização de avaliações de desempenho como instrumento de perseguição aos trabalhadores e vai cobrar explicações da Petrobrás sobre o caso. A entidade estimula as denúncias sobre assédios, perseguições, desperdícios e condições de trabalho pelo e-mail [email protected].