Gerente de SMS da UO-BC descaracteriza trabalho sobre o mar

O sindicato teve acesso a uma nota do correio interno da Petrobras em que o gerente de
SMS da UO-BC, Alex Murteira, descaracteriza o trabalho sobre o mar nos casos em que é realizado sobre andaimes. A justificativa é que existe determinação de manter cinto de segurança preso a estrutura física da plataforma.

A orientação na prática descaracteriza o trabalho sobre o mar previsto nos próprios procedimentos da empresa e dispensa o tratamento especial para este trabalho. Exemplos deste tratamento especial são: a exigência de uso de coletes e prontidão de um barco de resgate.

Para o Sindipetro-NF, a orientação contraria, frontalmente, o discurso da Petrobras de que a prioridade é a segurança. Além disso, permite um retrocesso na forma de tratar a prevenção de acidentes em um trabalho de alto risco como o que é realizado em andaimes sobre o mar.