Gestão da P55 quer descumprir NR e prejudicar trabalhadores

O sindicato foi informado que a gerência da P-55 deseja acomodar quatro pessoas em camarotes projetados para caber apenas duas. Tal atitude, contraria o Anexo II da NR-30, que no item 10.5.1.2 determina que para comportar quatro pessoas o camarote deve ter no mínimo 14,40 m². Os camarotes atuais tem uma área menor que 12 m².

A gestão da plataforma deseja colocar beliches nos camarotes, o que também desrespeita a Norma. O item 10.5.2.3 do Anexo II explicita que para comportar beliches é necessário que o pé direito dos quartos tenha a altura mínima de 2,40m, sendo que os camarotes tem 2,25m de altura.

O Sindicato vai cobrar uma posição oficial da empresa sobre o ocorrido e reitera, de antemão, que a proposta é absurda e por isso agirá em todos os campos legais para impedir tal medida

O diretor Tadeu Porto, que é da unidade, diz: ” parece brincadeira de inimigo oculto de final de ano essa decisão da gerência da P55. Pra conseguir montar alguma área de lazer demora século, pra superlotar e prejudicar trabalhadores a solução aparece como um raio. Estou super curioso pra saber se os camarotes dos supervisores, coordenadores e gerentes também sofrerão alterações”

“Sei que o camarote da P55 não tem a menor condição de abrigar 4 pessoas. Essa atitude além de imoral – pois prejudica a força de trabalho que vive 14 dias confinada naquele espaço insalubre – ainda é ilegal pois descumpre o básico do Anexo II da NR30. Vamos acompanhar isso de perto” – afirma Porto.

Atualização 19:45

Após a divulgação dessa notícia a gerência de SMS da Petrobrás informou ao SindepetroNF que a informação “não procede”. Foi comentado, ainda, que existe um projeto de melhoria para a P55 e que a gerência vai analisar e passar mais detalhes ao sindicato à posteriori.

O NF continuará acompanhando de perto o caso para que não haja o descumprimento das normas vigentes e nem o desrespeito às trabalhadoras e aos trabalhadores embarcados.