Gestão da Petrobras promove embarques fora de escala e coloca em risco a segurança dos trabalhadores.

A categoria petroleira tem denunciado ao Sindipetro-NF que a gestão da Petrobrás está promovendo embarques esporádicos de trabalhadores em  unidades diferentes de onde estão lotados, com a finalidade de conhecer a planta e os principais serviços a bordo.

Segundo os relatos, durante esses embarques os trabalhadores recebem treinamento em diversas funções da unidade, inclusive em padrões da unidade.

O NF repudia veemente a prática de permutas de curto prazo de trabalhadores e trabalhadoras, por se tratar de uma ação antissindical, contra o movimento paredista já construído nas assembleias que rejeitaram por ampla maioria a proposta golpista da empresa. Tal atitude também põe em risco a vida das pessoas nas unidades, por colocar a bordo trabalhadores sem experiência e conhecimento do local, tirando vagas de funções cruciais no ambiente offshore.

“O Sindipetro-NF acionará todos os órgãos competentes contra essa ilegalidade e indica para que as CIPA’s por plataforma façam coro a essa denúncia que, sem dúvidas, representa um alto risco ao abrir precedentes para permutas de curto prazo que dificultam que cada trabalhador e trabalhadora conheça efetivamente seu local de trabalho” – afirma o diretor Sergio Borges.

Por fim, a diretoria orienta que a categoria envie mais denúncias desses casos para o e-mail [email protected] e que utilize o direito de recusa, caso a empresa obrigue a esses treinamentos, durante o período de negociação e estado de greve permanente.