Técnicos de Enfermagem têm denunciado ao Sindipetro-NF que a gestão da Petrobrás tirou o risco biológico ao Covid-19 do Programa de Gerenciamento de Riscos (antigo PPRA) previsto no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Por conta dessa retirada os Técnicos não estão conseguindo lançar o risco no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
Diante dessa falta de reconhecimento do risco que esses profissionais passam no contato direto com trabalhadores contaminados, a diretoria do Sindipetro-NF orienta que utilizem a parte das “Observações” que constam no ASO para descrever que estão expostos ao risco biológico de Covid-19.
Além disso, os trabalhadores que forem contaminados devem exigir a emissão da CAT, conforme decisão da 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), que acolheu recurso do Ministério Público do Trabalho no Rio (MPT-RJ).
A diretoria do Sindicato está acompanhando essa situação e alerta aos trabalhadores que mantenham a diretoria atualizada sobre essa problema através do e-mail [email protected].