Greve na Halliburton segue forte e entra em seu segundo dia.

Trabalhadores do setor de WP da Halliburton seguem a
por mais de 24 horas em greve, conforme deliberado em assembleia pela categoria. A greve tem como pleito, entre as reivindicações, o cumprimento de um acordo firmado em 2011, que garantiu, também num movimento grevista, o aumento do valor de bônus e a compra de dias de folgas suprimidas. A empresa decidiu, unilateralmente, não cumprir este último item a partir de abril de 2016.
“A greve entra forte no segundo dia, com o numero de adesões crescendo. Estamos travando uma batalha justa e honesta junto a estes trabalhadores que tiveram seus direitos surrupiados pela gestão da empresa”, comentou Leonardo Ferreira, Coordenador do Setor Privado.
Na quinta, 25, após o início do movimento, representantes do NF e da empresa reuniram-se para tentar chegar a um consenso que atenda os anseios de ambas as partes. A empresa solicitou um prazo de vinte e quatro horas para analisar as demandas informadas pelo sindicato, se comprometendo a trazer soluções, algo que foi registrado em ata, mas acabou não sendo cumprido pela empresa na reunião desta sexta, 26.
“Lamentavelmente a gestão da Halliburton e sua assessoria jurídica não estão tratando de forma séria o pleito desses trabalhadores que são expostos a regimes de escala de embarque que não respeitam a lei 5811/72 nem a 605/49. Para cada dia de embarque deve haver um dia de folga. E quando o mesmo for suprimido deve ser pago em dobro. A Halliburton não paga corretamente nem deixa que, tempestivamente, a folga seja cumprida, impondo a estes petroleiros situações que ferem não só as leis acima citadas, mas também o princípio da dignidade humana, aquele mesmo que norteou a construção da Carta Magna desse país. É por isso que a greve vai continuar até que a empresa se apresente novamente de forma respeitosa na mesa de negociações, atendendo as premissas que já lhe foram colocadas”, completou o Coordenador Geral da entidade, Marcos Breda.