“Há uma cobiça permanente em torno da Petrobrás”, afirma Chico Buarque em amistoso de futebol com o MST

Da Imprensa da FUP, com informações do MST

Num campinho de futebol no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, integrantes da FUP e do MST participaram de um evento atípico para os militantes. A partida de futebol realizada nesta segunda-feira, 14, além de mais uma vez, ter representado a integração entre os trabalhadores do campo e da cidade, teve a ilustre presença e participação do cantor, compositor e grande apoiador dos movimentos sociais, Chico Buarque de Holanda.

Além do próprio Chico, Carlinhos Vergueiro e Chico Batera também estiveram em campo. Este último emprestado ao time dos Sem Terra. Resultado final: 7×7, melhor do que o último amistoso entre o time do MST e o Politeama, equipe do artista, que ganhou a partida com os Sem Terra no final dos anos de 1990.

Entre um papo e outro, integrantes do MST apresentaram ao Chico a nova campanha da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), a nomeação do campo de futebol da Escola de “Sócrates Brasileiro”. O coordenador da FUP, José Maria Rangel, que também esteve presente no amistoso, entregou o uniforme dos petroleiros ao cantor e agradeceu o apoio de Chico Buarque à luta da categoria em defesa do pré-sal, da democracia e contra a investida de privatização que a Petrobrás vem sofrendo nos últimos meses.

“O petróleo é nosso. Esse é um velho lema que deve ser mantido e lembrado sempre, porque há uma cobiça permanente em torno da Petrobrás e, agora, com essa história toda em torno do pré-sal e de conquistas nossas, dos nossos governos desde os tempos de Getúlio, que volta e meia são ameaçadas por esse tipo de investida”, afirmou o artista.

Em relação ao PLS 131, do senador José Serra, que pode tirar da Petrobrás o papel de operadora única do pré-sal, Chico Buarque de Holanda foi enfático: “Eu não acredito que passe um projeto desse no Senado e não acredito que a sociedade vá aceitar se desfazer da Petrobrás, do pré-sal e tudo mais”.

Clique aqui para conferir o vídeo da partida, realizado pela equipe da Telesur.