Halliburton apresenta índice de reajuste inaceitável para seus trabalhadores

O Sindipetro-NF vem negociando com a direção da Halliburton o Acordo Coletivo dos Trabalhadores, que esse ano trata especificamente das cláusulas financeiras. No final da semana passada apresentou uma proposta muito abaixo das expectativas do sindicato. A empresa oferece 4,1% de reajuste e esse mesmo índice reajustará o auxílio almoço, ticket refeição e auxílio creche.

Para a diretoria do sindicato esse índice é inaceitável, primeiro porque é valor abaixo do INPC do período que foi de 4,44% (setembro de 2008 a setembro de 2009) e segundo, porque não condiz com a realidade da empresa.

Em 2008, a Halliburton obteve um lucro líquido de 1,5 bilhão de dólares no mundo. Só na América Latina, a empresa teve 49% de rendimento nas receitas operacionais, se tornando a região de maior rentabilidade para a empresa e por isso, estratégica. Também de setembro de 2008 a agosto de 2009 fechou 18 contratos com a Petrobrás que somam 423 milhões de dólares.

A Halliburton tem condições de oferecer muito mais para seu trabalhador. Esse índice representa perda salarial. Ao contrário de seus resultados positivos, ela vem nos últimos anos aplicando uma política de não concessão de ganho real e dessa vez piora a situação, porque não corrige a inflação do período.

O Sindipetro-NF convoca os trabalhadores a participar de uma assembléia na próxima segunda, 23, às 7h30, na porta da empresa. O indicativo é de rejeição da proposta e de definição de formas de mobilização.