Com a chegada do Carnaval, a demanda de sangue aumenta muito, não só nos municípios de Macaé e Campos. Segundo informações da coordenação do Hemocentro Regional de Campos, uma doação pode salvar até quatro vidas. No entanto, os estoques estão bem abaixo do esperado. Muitas pessoas não doam sangue por falta de informação ou só procuram o local em caso de uma campanha realizada por algum familiar ou amigo que necessite da doação.
Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde; apresente documento com foto emitido por órgão oficial e que seja válido em todo território nacional; pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 60 anos de idade. Lembrando que quem doar tem direito à folga, garantido pela Lei nº 1.075, de 27 de março de 1950, a norma diz que será dispensado do ponto, no dia da doação de sangue, o funcionário público civil, de autarquia ou militar, que comprovar a contribuição.
O mesmo acontece para quem trabalha sob o regime CLT: a Consolidação das Leis do Trabalho prevê, em seu artigo 473, que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada. Porém, conforme a legislação, isso só é possível a cada doze meses de trabalho.
Veja os requisitos de doação:
- Estar alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
- Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
- Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas); - Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
- Não ter diabetes;
- Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
- Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
- Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Hemocentro de Macaé
Rua Dr. Bueno, nº 40, anexo ao Hospital São João Batista, no bairro Imbetiba.
A coleta funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h.
Atendimento para transfusão de sangue funciona 24 horas. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone: (22) 2772-5550.
Hemocentro de Campos
Anexo ao Hospital Ferreira Machado – R. Rocha Leão, 2 – Caju.
Doações de sangue todos os dias, das 7h às 18h.
Mais informações: 22 98175 2599
22 98173 0463