Hora de escolher entre a vida e a morte

A Bacia de Campos quase vivenciou uma nova tragédia com vítimas, um dia após o Natal. O incêndio de grandes proporções ocorrido dia 26 de dezembro em P-20, com 203 embarcados, poderia ter tido um número maior de vítimas fatais que os acidentes em P-36 e Enchova. Isso só não aconteceu, pela bravura de companheiros da Petrobrás e contratadas que atuaram por quase quatro horas como brigadistas, alguns voluntariamente, já que não havia efetivo suficiente para compor as brigadas e equipe de contingência.

A morte está rondando a gestão falida de segurança da Petrobrás e é preciso que os trabalhadores dêem uma dura resposta. O sindicato quer montar um dossiê, que denuncie a real situação de insegurança ao qual estamos expostos, para servir de base para denúncias aos órgãos de fiscalização e, para anunciar que uma grande tragédia irá acontecer se nada for feito. Somos todos responsáveis por impedir que isso aconteça. Chegou o momento de decidir de que lado estamos! Os trabalhadores devem fazer uma escolha entre serem coniventes com uma gestão de segurança e saúde falida, ou, contribuir através de informações para montar esse dossiê.

A diretoria do Sindipetro-NF fará um levantamento com base em tudo o que já está nas atas das Cipas, mas os trabalhadores devem indicar por escrito outras causas da insegurança a bordo, que não estão nas atas, por pressão dos gerentes. Além disso devem descrever quais as situações são consideradas como de risco grave e iminente para uma ocorrência que pode afetar a vida da categoria. O acidente de P-20 não foi um fato isolado, mas a demonstração da real situação de sucateamento em que se encontram as unidades da Petrobrás e de erros contínuos de gestão.

Os trabalhadores dever se reunir, elaborar o documento (veja no quadro abaixo indicação de temas que devem ser abordados) e enviar ao Sindipetro-NF num prazo máximo de quinze dias, para que esse documento final possa ser produzido.

Entre os temas a serem abordados devem incluir:
1 – Efetivo
2 – sistema de combate a incêndio
3 – brigadas
4 – rotas de fuga
5 – Mudanças que não foram feita análise de risco ou que análise foi falha
6 – Descumprimentos de Normas Regulamentados do MTE e do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional da ANP

É PRECISO MUDAR DE ATITUDE JÁ!  TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS!