Hotelaria e mudanças em cardápio provocam indignação em P-27

Carta de insatisfação dos colaboradores de P-27, quanto à hotelaria e o novo cardápio da UQ-BC

Nós, funcionários de P-27, vimos através deste documento, expressar nossa
insatisfação quanto ao novo cardápio praticado na bacia de campos, bem como, quanto à péssima qualidade do serviço prestado pela empresa LC-Restaurantes, contratada para fornecer os serviços de hotelaria de nossa unidade.

Desde que o novo contrato foi instaurado, fomos informados por nossa gerência da
retirada de inúmeros itens costumeiros, entre eles: a batata frita, o cachorro quente, o hambúrguer, a feijoada semanal, os biscoitos recheados, o ovo frito, o leite integral e a provável retirada dos refrigerantes, além da obrigatoriedade das massas serem integrais e da proibição na venda de chocolates. Todos estes, itens comuns do dia a dia dos funcionários, quando em terra, retirados de maneira arbitrária, promovendo uma polêmica e ineficiente tentativa de “melhorar a qualidade da alimentação dos embarcados”, através de imposição, embora seja óbvio que a melhor forma de melhorar essa alimentação é através da conscientização e da oferta complementar de variedades mais saudáveis, porém, sem a retirada de alimentos que todos gostam, pois isso gera uma extrema insatisfação e de nada adianta, já que aqueles que estão com sobrepeso e obesidade, ou com taxas altas em seus exames, continuarão comendo indiscriminadamente outros tipos de alimento que a Petrobras considera “inapropriados”, seja na plataforma, seja em casa, de forma que este
novo cardápio só vem a agravar ainda mais os “problemas” que a companhia quer combater, além de punir aqueles que estão com sua saúde em dia, e dificultar a vida daqueles que precisam ganhar peso (os que fazem dietas hipercalóricas, como exemplo), que não podem nem se valer do leite integral, ou chocolates, para tanto. Acreditamos que, ao invés desta tentativa infrutífera de melhorar a saúde de seus colaboradores através da proibição, faria muito melhor e teria muito mais resultados, a Petrobras, se investisse em prover as unidades com algumas formas de atividade física e programas de incentivo ao exercício, o que em nossa unidade se resume à uma ridícula academia com 6 aparelhos, espremidos em um
espaço mínimo, para um efetivo de 150 pessoas.

Quanto ao problema da baixa qualidade do serviço da LC – Restaurantes, informamos que desde o momento em que esta começou o seu contrato, temos que
conviver com uma péssima qualidade na limpeza, havendo casos em que, por dez dias, um taifeiro não entra no camarote para fazer qualquer higienização, seja no banheiro ou no piso. As toalhas, que deveriam ser trocadas a cada três dias, ficam quase todo o embarque dos seus usuários sem ser lavadas, assim como a roupa de cama, sendo comum, dos dois travesseiros por leito, os quais foram estipulados em contrato, recebermos somente um, e por vezes, sem qualquer fronha ou capa.

Em relação à comida, a situação é ainda pior, pois os alimentos são servidos muito
mal temperados, quase sem gosto, além de mal cozidos (alguns quase crus), ou passados demais (quase queimados). O feijão, deixou de receber qualquer carne e assim como o arroz, está sem nenhum sabor; as carnes, aparentam ser de má qualidade, muitas vezes duras ou misturas de carnes de melhor qualidade com carnes de baixa qualidade em uma mesma porção. Salvo em raríssimos momentos em que uma refeição mais nobre é servida, praticamente todos reclamam da comida. Até mesmo o churrasco de domingo, que era uma das melhores refeições da plataforma, se tornou uma das piores, pois, além da carne ser preparada já cortada em pedacinhos na churrasqueira, ao ser colocada nas bandejas para
servir, ela fica ressecada e vem quase sem nenhuma gordura, resultando em carnes duras e de péssimo sabor, sendo este, um dos maiores motivos de reclamações.
Os sucos servidos na refresqueira, embora venha escrito, “suco natural”, parecem
mais um refresco ralo e artificial e os sucos em caixa, ou melhor, os “néctares”, são repletos de açúcar, contendo, em um pequeno copo de 200mIde suco de uva, mais de 130Kcal,o que é mais do que um copo de coca cola.

As sobremesas, com exceção do sorvete e do pudim, são em geral, ruins, como por
exemplo o doce de banana, fora do ponto, ou o pudim/ flan de morango, encharcado, que chega a dar arrepios… entre outros. À turma da noite, são destinados geralmente essas sobremesas, muitas vezes as que não são aproveitadas no dia e o sorvete também não tem sido servido à noite, de modo que os trabalhadores de turno, não tem o mesmo tratamento que os do dia. O lanche das 3:00h da manhã, não está sendo servido, apenas os itens que vão para o café da manhã, são ofertados, diferentemente do que ocorria antes, e o pão francês, que sempre foi saboroso e fresquinho, agora é sem sabor, frio e “esfarelento”, mesmo ao se chegar às S:30h, quando o refeitório é aberto. Não está mais sendo feito o ovo mexido no café da manhã, somente ovo cozido e raramente encontra-se manteiga, somente
margarina. O café da manhã perdeu muito da qualidade, e os funcionários de turno,
novamente são esquecidos, pois a última refeição completa que podem fazer é a ceia, (após esta, há um intervalo de 19:00h até o jantar do dia seguinte), tendo sido retirados do café da manhã, itens, tais como carnes, salsicha e ovo frito, que todos apreciavam após o turno da noite.

Por estes e muitos outros problemas que não foram descritos aqui, pedimos o
retorno de todos os itens retirados do antigo cardápio e a urgente melhoria dos serviços da empresa lC-Restaurantes, que possui um grande contrato com a P-27, mas até o momento, está entregando um serviço de qualidade baixíssima, talvez um dos piores até então, dada a imensa lista de reclamações e de reclamantes.
Por fim, anexamos uma lista com as assinaturas dos funcionários de P-27 insatisfeitos, podendo considerar que esta seria muito maior, caso incluíssemos todos os contratados de outras empresas que diariamente reclamam dos mesmos problemas.
Este documento será destinado à ouvidoria da Petrobras.