I Festival Interação entre Comunidades do Norte Fluminense acontece dia 8 de novembro no Açu e tem participação do Sindipetro-NF

Com o objetivo de promover interação de saberes, conhecimento e fortalecimento nas causas socioambientais na região, no dia 8 de novembro acontecerá o I Festival Interação entre Comunidades do Norte Fluminense, no “Sítio do Birica” de Noêmia Magalhães, no Açu em São João da Barra, das 10h às 18h.

O evento tem o apoio do Sindipetro-NF , da revista Visão Sócio ambiental, Produção do Instituto Visão Socioambiental e realização da ONG Internacional Earthworks. Durante o encontro os organizadores pretendem promover o entrosamento, troca de experiências e saberes entre os participantes para assim fortalecer a união.

13 anos de luta

O sítio onde será realizado o evento é uma propriedade de 27 mil metros quadrados e um ponto de resistência à Prumo Logística, dona do Porto do Açu, que ainda deve aos pequenos agricultores as indenizações pelas terras desalojadas para dar lugar a um distrito industrial e ao porto. O primeiro proprietário Eike Batista chegou a pagar algumas indenizações na época, mas alguns proprietários já morreram e não receberam indenização.

“Um total de 479 famílias não receberam nada de indenização e não tem terra para plantar. Atualmente, alugam terra para poder sobreviver”, conta D. Noêmia, 76 anos e junto com Valmir Batista, de 80 anos, lutam contra a desapropriação há 13 anos.

Ela também conta que na região existe uma reserva Carauara onde as famílias entravam para pescar e pegar seu sustento, mas que a empresa Porto do Açu fechou as quatro entradas e impede a população de passar por ela e ter acesso ao mar. Com essas passagens fechadas a população precisa caminhar 12 km até o mar.  Os moradores estão solicitando a abertura de pelo menos uma entrada para que as pessoas possam utilizar da reserva para subsistência.