III Plenafup: Petroleiros de todo o país em protesto na Refap

Os participantes da III Plenária Nacional da FUP realizaram na manhã de hoje ato público no portão da Refinaria Alberto Pasqualini, para manifestar a solidariedade dos petroleiros de todo país à luta que marcou o retorno da Refap ao controle da Petrobrás.

Na abertura da Plenária, o coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes, havia destacado o movimento dos trabalhadores na Refap. “Sempre que a pátria esteve sob ameaça os petroleiros se apresentaram para a luta”, disse Moraes.

Desde 2010, a Petrobrás voltou a ser dona integral da Refap, após a compra de 30% que pertenciam à Repsol desde o ano 2000.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, foi um dos delegados que participaram da manifestação. Em seu discurso, ele comemorou a reconquista dos ativos da Refap, mas lembrou que ainda há outras lutas importantes. “Ainda falta acabar com os leilões, reincorporar a Transpetro e acabar com a terceirização na produção, com navios fretados”.