Sucateamento de P-20 causa mais um incêndio

Os trabalhadores da P-20 denunciaram a ocorrência de um novo incêndio na unidade às 5h30 desta quinta, 30. Pelos relatos o foco aconteceu em uma saída que concentra as descargas dos moto geradores.

A brigada de incêndio atuou e a equipe de Técnicos de Segurança está trabalhando em turno, para tentar evitar um novo incêndio. A informação inicial obtida pelo sindicato foi de que ocorreu um fenômeno chamado Rollover, definido como a ignição espontânea e esporádica dos gases combustíveis no nível do teto.

No dia 3 de julho, o diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, participou de uma reunião de Cipa a bordo e fez constar em Ata que havia presença de fumaça na sala de máquinas, o que demonstrava que a unidade já apresentava problemas. Nos últimos dias, a plataforma mantinha a produção parada para manutenção, situação que continua após o incêndio.

Segundo os trabalhadores, o gerente vem assediando fortemente os trabalhadores para evitar qualquer tipo de manifestação contra a insegurança instalada na unidade. Inclusive com ameaças caso alguém procure o sindicato.

O Sindipetro-NF vem denunciando há dois anos o sucateamento da unidade onde já ocorreu dois graves incêndios (veja abaixo). Para a diretoria, a Petrobrás vem sofrendo com a política de entrega da empresa às multinacionais durante essa gestão do golpista Michel Temer, que não tem priorizado a manutenção das unidades operacionais da empresa, colocando vidas dos trabalhadores em risco diariamente.

Incêndios

2016 – No dia 12 de fevereiro de 2016 ocorre um incêndio na mesma unidade. A solda estava sendo executada , irradiou calor para a cobertura do teto que pegou fogo. Ninguém se feriu.

Na época o sindicato denunciou que a plataforma de P-20 já demonstrava, há alguns anos, que estava prestes a protagonizar uma tragédia com diversos erros de gestão em relação à segurança da unidade.

2013 – No dia 26 de dezembro de 2013, um incêndio de grandes proporções no sistema de injeção de produtos químicos chegou a interromper a produção na mesma plataforma. Durante esse acidente um dos trabalhadores a bordo na plataforma inalou fumaça e um outro sofreu torção no pé. Na época, barcos de combate a incêndios (Fire Fighting) foram deslocados e foi realizada uma operação de rescaldo para resfriamento do local atingido pelo incêndio.

[Atualizado às 16:58 de 30/08/18 para correção sobre a situação de parada de produção da plataforma.]