Incidente em plataforma leva 25 trabalhadores para hospital no RJ

Durante a manhã, foi identificado dióxido de carbono em alojamento.
Petrobras informou que comissão vai investigar causas do acidente.

Um incidente na plataforma P-35 da Petrobras fez com que 25 pessoa tivessem que desembarcar para receber atendimento médico, na manhã desta segunda-feira (26). A plataforma fica na Bacia de Campos, a cerca de 170 km de Macaé, no Norte Fluminense. De acordo com a Petrobras, os trabalhadores precisaram ir até o hospital de Macaé após ser detectada a presença de CO2 (dióxido de carbono) em alguns pontos do alojamento da plataforma.

A empresa afirmou em nota que o alojamento foi imediatamente desocupado e as operações de transferência de petróleo da plataforma para um navio aliviador foram interrompidas após a identificação do problema.

Alguns trabalhadores que apresentaram náusea e dor de cabeça foram atendidos na enfermaria de bordo. Uma equipe médica de terra foi enviada para apoiar o atendimento na plataforma.

A Petrobrás afimou que o gás CO2 é utilizado para manter um selo inerte (sem oxigênio) nos tanques de armazenamento de petróleo da P-35 e que as autoridades competentes foram comunicadas. A companhia designou uma comissão para apurar as causas do incidente.

O Sindicato dos Petroleiros afirmou que a contaminação foi dada pelo ar-condicionado. O Sindipetro, também em nota, disse que ocorria na plataforma uma operação de offload, e nela é usual o surgimento de gás inerte nos tanques.