Incorporação de cedidos de Cabiúnas é tema de reunião entre SindipetroNF, Petrobrás e Transpetro

A diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida nesta quinta, 14, com o presidente da Transpetro, Sergio Bacci e o diretor de Gás e Refino da Petrobrás, Willian França da Silva para tratar de uma pauta histórica da categoria, a : Incorporação dos trabalhadores Transpetro cedidos à Petrobrás que trabalham no Terminal de Cabiúnas.

Na reunião o Coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, apresentou um documento elaborado pelo jurídico do Sindicato que demonstra que não existem impeditivos jurídicos para a incorporação dos trabalhadores lotados na UTGCAB.

O Sindipetro-NF  mostrou nesse documento que “a Petrobrás, desde que reassumiu a posse de fato e o controle das atividades da UTGCAB, utiliza a mão de obra dos trabalhadores da Transpetro. Não há excepcionalidade, muito menos um caráter temporário, como é defendido pela Petrobrás e “acatado” pelo Judiciário.

A Petrobrás assumiu, sem solução de continuidade, os trabalhadores da Transpetro lotados na UTGCAB, assim que voltou a operá-lo. É evidente, desta forma, a alteração da pessoa jurídica da empregadora com o aproveitamento da mesma força de trabalho e da mesma estrutura física mantida pela empregadora anterior”.

Participaram também da reunião o assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP, Adilson Siqueira e os diretores do sindicato, Matheus Nogueira e Sergio Borges. Após a reunião o Coordenador do Sindipetro-NF disse que será um processo longo de conversas e troca de informações com as empresas, mas percebeu a disponibilidade de diálogo sobre o assunto.

Vale ressaltar que a incorporação dos empregados do Terminal de Cabiúnas constou na pauta final do Congresso dos Trabalhadores do Sindipetro-NF e após o Congresso dos Petroleiros da FUP (Confup) passou a ser pauta de reivindicações do ACT 2023, que acaba de ser aprovado, sendo o parágrafo terceiro da cláusula 110 sobre Efetivo.