Da Imprensa do NF e da Agência Brasil
A categoria petroleira participou, nesta segunda, 17, no Terminal Marítimo Almirante Maximiano da Fonseca (Tebig), da Transpetro em Angra dos Reis (RJ), da cerimônia de lançamento da retomada da indústria naval fluminense, com presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento fez parte da Feira de Negócios da Indústria Naval e Offshore Brasileira. Entre os representantes da categoria estava o diretor da FUP e do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.
No evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a venda direta de combustíveis para baratear o custo desses produtos aos consumidores, sem a intermediação de empresas distribuidoras. Ele ainda criticou a privatização de empresas públicas afirmando que elas devem ser indutoras do desenvolvimento nacional.
“Eu acho que a Petrobrás tem que tomar uma atitude. Sobretudo óleo diesel, a gente precisa vender para os grandes consumidores direto, se puder comprar direto, para que a gente possa baratear o preço desse diesel. Se a gente puder vender direto a gasolina, se a gente puder vender direto o gás, porque o povo é, no fundo, assaltado pelo intermediário. Ele é assaltado e a fama fica nas costas do governo”, disse.
Nova frota
O Programa de Renovação e Ampliação da Frota faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A licitação prevê a aquisição de cinco navios gaseiros do tipo pressurizado para transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e três navios do tipo semirrefrigerado capazes de transportar GLP e amônia. De acordo com o governo, a ampliação da frota de gaseiros, de seis para 14 navios, leva em conta o aumento de produção de gás natural no país e pretende atender a demanda na costa brasileira.