IndustriALL Global Union envia carta em solidariedade aos petroleiras e petroleiros em greve no Brasil

A IndustriALL Global Union, que representa 50 milhões de trabalhadoras e trabalhadores nos setores de mineração, energia e manufatura, inclusive milhares de trabalhadores no setor de petróleo e gás, em 140 países, enviou uma carta em apoio a greve dos Petroleiros.

Confira a carta:

Em nome de IndustriALL Global Union, que representa 50 milhões de trabalhadoras e trabalhadores nos setores de mineração, energia e manufatura, inclusive milhares de trabalhadores no setor de petróleo e gás, em 140 países, expresso o nosso integral apoio a greve das petroleiras e petroleiros da Federação Única dos Petroleiros (FUP-CUT) para exigir uma mudança na política de preços da Petrobras e barrar a privatização da empresa.

IndustriALL Global Union apoia a pauta de reivindicações dos petroleiros que inclui, além da mudança na política de preços da Petrobras, a suspensão da privatização da empresa e o cancelamento das vendas dos terminais e das refinarias Refap em Canoas (RS); Repar em Araucária (PR), Abreu Lima em Ipojuca (PE) e Rlam em Candeias, na Bahia.

IndustriALL Global Union exige que a Petrobras utilize seu parque de refino existente e não venda as instalações para o capital internacional. Se venderem as refinarias e também os terminais, como estão ameaçando, o povo brasileiro vai pagar mais caro pela gasolina, diesel e gás de cozinha. A alteração na política de preços dos combustíveis, que passou a vigorar após o golpe de 2016 e a ascensão de Pedro Parente à presidência da Petrobras, atende apenas aos interesses do capital financeiro internacional, aumentando absurdamente os lucros e prejudicando o povo brasileiro.

Ao mesmo tempo que condenamos a arbitraria decisão do TST que considerou a greve “abusiva”, reiteramos o nosso pleno apoio e solidariedade com as trabalhadoras e trabalhadores petroleiros da Federação Única dos Petroleiros (FUP-CUT) na sua luta na defesa da Petrobras e pela redução dos preços da gasolina, do gás de cozinha e do diesel.

Saudações solidárias,

Valter Sanches