João Antônio de Moraes tem propostas e capacidade de negociação

O segundo turno da eleição para o Conselho de Administração da Petrobrás prossegue até o dia 05.  É fundamental que os trabalhadores que ainda não votaram exerçam esse direito, conquistado após mais de 20 anos de luta. O candidato apoiado pela FUP e os principais sindicatos do país, João Antônio de Moraes, tem provado que é o mais preparado para defender os interesses dos trabalhadores e da sociedade brasileira no principal órgão de decisão da maior empresa do país e da América Latina.  Nos debates realizados pela TV Corporativa da Petrobrás e pela WebTV Petroleira (mantida pelo Sindipetro-RJ), Moraes confirmou sua capacidade de negociação, apresentou propostas, esclareceu dúvidas e ressaltou a importância de levar para o C.A. da Petrobrás a visão do mundo do trabalho.
Já o outro candidato, em vez de apresentar propostas de atuação, seriedade e firmeza como negociador, fez exatamente o contrário: tentou o tempo todo desqualificar o seu concorrente, atacando, também as organizações sindicais da categoria. Provou, portanto, que não tem sustentação política, nem equilíbrio para  representar os 58 mil trabalhadores da Petrobrás no principal órgão de decisão da empresa.
João Antônio de Moraes foi o mais votado no primeiro turno da eleição, conquistando 2.939 votos, mais do que obteve o segundo e o terceiro colocados juntos! A categoria, portanto,  reconheceu a necessidade de eleger um candidato que de fato represente a maioria dos trabalhadores e que também tenha articulação com os movimentos sociais e os segmentos organizados da sociedade brasileira. É por isso que a FUP, a CUT, a CTB e os principais sindicatos do país apóiam a candidatura de João Antônio de Moraes.

Já o outro candidato só quer marcar posição

Eleger um representante dos trabalhadores para o Conselho de Administração da Petrobrás foi uma luta histórica do movimento sindical e não podemos desperdiçar essa oportunidade votando em quem não tem propostas e pretende apenas marcar posição.  Divisionista por natureza, o candidato que disputa a vaga do C.A. com João Antônio de Moraes é conhecido no mundo sindical por suas bravatas, gritarias, calúnias e denuncismos infundados. Sua incapacidade de negociação e articulação política é notória e não será diferente no Conselho, onde os trabalhadores terão apenas uma vaga e precisarão de um representante que seja respeitado, tenha posturas sérias e saiba dialogar com a categoria e os diversos setores da sociedade.
João Antonio de Moraes é a grande liderança nacional dos petroleiros e o candidato que reúne as melhores condições de representar os petroleiros no mais importante órgão de decisão da Petrobrás! Compare os dois candidatos e tome sua decisão consciente da importância de termos, após duas décadas de luta, uma representação no Conselho de Administração da empresa. Não podemos colocar em risco essa conquista.

Vote! Não deixe que decidam por você

A eleição para o C.A. da Petrobrás termina no dia 05 de março. Votar é simples e rápido. Basta acessar o Explorer através da Petronet, no seu local de trabalho. Clique na faixa azul “Eleição CA” e ao acessar o hotsite, clique em votar, assinalando ao lado da foto de João Antônio de Moraes (Moraes-FUP). Depois, digite o código alfanumérico e confirme o voto.

Mais uma conquista da FUP: Petrobrás Biocombustível adere ao Plano Petros-2

Uma das mais importantes conquistas da FUP e de seus sindicatos, o Plano Petros-2 já foi garantido aos petroleiros da TBG e Transpetro e agora será implementado também na Petrobrás Biocombustível. A subsidiária assinou no último dia 27 a adesão ao PP-2, tornando-se mais uma patrocinadora do plano. Os trabalhadores da empresa poderão aderir ao benefício a partir de segunda-feira (05).
O Plano Petros-2 é eminentemente previdenciário. Conta com benefício mínimo, benefícios de risco (em casos de reclusão, doença, invalidez ou morte), benefícios programados (aposentadoria normal e pensão após a morte para o cônjuge ou dependente), renda vitalícia, além da garantia de pecúlio em caso de morte, com pagamento único.

Igualdade de direitos
Desde a criação da Petrobrás Biocombustível, há quatro anos, a FUP e seus sindicatos têm atuado para garantir aos trabalhadores da empresa os mesmos direitos e conquistas dos demais petroleiros. Através da unidade e da organização da categoria, a FUP tem garantido aos trabalhadores da P-Bio a extensão de todos os acordos nacionais, como PLR, salários e benefícios.  Na última campanha reivindicatória, a Federação cobrou em mesa agilidade na implantação do Plano Petros-2.

100% de adesão na TBG
A implantação do Plano Petros-2 na TBG foi um sucesso e teve 100% de adesão dos trabalhadores, que desde o dia primeiro de fevereiro contam com a cobertura e todos os benefícios do plano. Na Transpetro, mais de 80% dos trabalhadores também aderiram ao PP-2.

Reta final para eleição do C.A.

Candidato apoiado pela FUP e sindicatos disputará segundo turno na Refap

Na Refap, o segundo turno da eleição para o C.A. começa na segunda-feira (05) e termina na sexta (09). O candidato apoiado pela FUP e os principais sindicatos do país foi o mais votado. Fernando Maia conquistou 138 votos, o que representou 32,31% dos votos válidos. Ele disputará o segundo turno com Paulo Azevedo, que obteve 103 votos (24,12%). A eleição foi realizada em plena semana de carnaval, entre os dias 20 e 25 de fevereiro. Mesmo assim, 437 trabalhadores exerceram o direito de voto, ou seja, 47% do efetivo próprio da Refap.
A FUP parabeniza todos os candidatos que participaram do processo, bem como os trabalhadores que democraticamente fizeram valer o direito de elegerem seu primeiro representante para o Conselho de Administração da refinaria. É importante que no segundo turno, os petroleiros da Refap confirmem novamente o voto e se mobilizem para que os demais companheiros também participem ativamente do processo eleitoral.

Na TBG, segundo turno começa nesta sexta (02)

Os trabalhadores da TBG voltam às urnas nesta sexta-feira (02), no segundo turno da eleição para o C.A., que prossegue até quarta-feira (07). As chapas que disputam a representação dos trabalhadores no Conselho são formadas por Roberto Cunha (titular) e Marcos Madrid (suplente) – que conquistou 39,39% dos votos no primeiro turno – e por Beatriz Cervo (titular) e Tatiana Perrone (suplente), que obteve 22,42% na primeira eleição. A FUP continua recomendando o voto em candidatos classistas, que respeitem as organizações da categoria.

I Encontro de Mulheres Petroleiras de São Paulo

O Coletivo de Mulheres Petroleiras do Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo realiza neste sábado (03) o Primeiro Encontro de Mulheres Petroleiras de São Paulo. Durante o evento, que terá como tema “Mulheres: histórias e lutas”, serão debatidas questões como os desafios do feminismo e das relações de gênero e as perspectivas do movimento sindical. O encontro é direcionado às petroleiras próprias e terceirizadas e será realizado na sede da regional São Paulo, localizada no Viaduto 9 de Julho, 160, cj 2E, São Paulo, próximo ao Metrô Anhangabau. As inscrições podem ser feitas através do e-mail[email protected].

No NF, “Mulher é tudo”

A peça “Mulher é tudo” será apresentada no dia 6 de março, no auditório do Sindipetro-NF, em Macaé, em sessão especial para petroleiras da Petrobrás e das empresas privadas. A apresentação será seguida de um almoço e o sindicato disponibilizará transporte gratuito nas bases, a partir às 11h30. As interessadas em participar devem encaminhar um e-mail para [email protected] ou telefonar para o sindicato (22) 2765-9550, dizendo nome e base onde trabalha.