Jornal O Positivo dedicado a poesia antifascista e apoiado pelo NF será lançado hoje, 19.

Prensa de Babel – O jornalista, professor universitário e poeta, Gerson Dudus, lança nesta quinta-feira (19), no Solar dos Mellos, em Macaé, às 19h, o primeiro número do jornal O Positivo, dedicado a publicação de poesia antifascista. A publicação tem apoio do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro -NF) e conta com duas poesias da diretora do sindicato e poeta, Conceição de Maria. O lançamento aproveitará o espaço do Café Literário, que acontece todos os meses no Solar.

Em formato A3, duas páginas frente e verso, como um poster sem dobras, o impresso trará a poesia dos principais poetas de Macaé e região com foco no combate ao fascismo e qualquer política institucional de supressão de direitos e da liberdade de expressão. A periodicidade, a principio, será mensal.
“O logotipo já traz o conceito, O positivo se opõe. Está ao contrário do que estamos vivendo….contra o autoritarismo, a censura, a estupidez, a barbárie. Mas é o positivo também porque cria, usa a arte e a linguagem de modo a resistir às trevas.”, declara o Dudus com paixão, sentimento comum em toda a sua militância e atuação como artista.
Segundo ele, o número 1 de ‘O positivo’ faz uma leitura não convencional do Natal através da poesia. “Há alguns elementos históricos, sociais e políticos que não são considerados na maioria das vezes quando se conta a história do Natal. Buscamos contextualizar este nascimento – na Palestina, naquela época – dentro de uma estrutura histórica muito parecida com a do Brasil de hoje. Se Jesus tivesse nascido atualmente, como isso deveria se dar? As produções trabalharam diversos temas atuais. Entre eles estão: periferia, preconceito, pobreza, opressão, chacina infantil e refugiados”, disse.

O Solar dos Mellos é o museu de Macaé, e fica na Rua Conde de Araruama, nº 248, centro da cidade.