Jurídico do NF alerta para novo golpe contra participantes de fundo de pensão

A assessoria jurídica do NF tomou conhecimento de uma nova tentativa de golpe destinada a participantes de fundo de pensão — a Petros, no caso da categoria petroleira.

“A pessoa recebe uma carta alertando que há suposto direito de receber alto valor decorrente de ação coletiva desconhecida em São Paulo, sem dizer número ou quem a promove. O fraudador tenta convencer por meio de diversos termos técnicos descabidos e já apresenta valor a ser pago para que a pessoa possa ‘se habilitar’ e recolher antecipadamente os impostos, o que não faz sentido”, explica a assessoria.

O Jurídico do NF alerta que casos como esses têm se multiplicado diante dos problemas pelos quais os aposentados têm passado, golpes às vezes muito bem estruturados e com informações verossímeis (como, por exemplo, o golpe do boleto falso para recolher valores do Plano de Equacionamento da Petros).

“Sempre que receber qualquer correspondência de órgão, associação ou escritório que nunca ouviu falar e que já apresenta valores para pagamento (em especial boletos), ou que demanda informações pessoais, desconfie e busque informações antes de retornar o contato ou de pagar qualquer valor de imediato”, orienta o Departamento Jurídico do NF.