Jurídico do NF esclarece categoria sobre declaração do equacionamento da Petros no IR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Departamento Jurídico do Sindipetro-NF  preparou um conjunto de perguntas e respostas sobre o andamento da ação a respeito do imposto de renda em relação às contribuições extraordinárias para a Petros, também conhecidas por serem o equacionamento.

Confira:

Sobre o que se trata o tema?

Muito se fala sobre isenção fiscal, não pagamento de IR, mas na verdade estamos falando aqui sobre dedução fiscal.
Para a Receita, a contribuição extraordinária não teria a mesma natureza da contribuição normal, que é dedutível, e por isso não passaria pelo mesmo tratamento. Visão da qual discordamos frontalmente.

Mas como funciona a dedução?

A dedução ocorre na declaração anual de importo de renda, quando a pessoa demonstra que pagou uma certa quantidade de imposto (por exemplo, o teto de 27,5%) e, desse valor, terá direito de ser ressarcido em até 12%.
Ou seja, o efeito financeiro final pode ser o mesmo, mas se aproxima mais de um estorno de valor de imposto pago.

Posso então incluir o equacionamento nesses valores da minha declaração anual?

Não, infelizmente. Se fizer isso sem respaldo judicial, poderá ter problemas na malha fina, pela interpretação da Receita Federal citada acima.

O Sindipetro NF possui ação para esse tema?

Sim, a ação do NF é coletiva e se for bem sucedida permitirá a revisão retroativa desses anos todos desde 2019 com correção. Essa ação não teve liminar concedida e foi julgada improcedente na primeira instância, em Macaé, e agora aguarda julgamento na segunda instância.

Como filiado do NF preciso enviar alguma documentação?

Por enquanto, não. A ação ainda está em definição na parte coletiva, e compreende todos os representados do NF.

Posso procurar um advogado particular para entrar com a ação? Interfere em algo na coletiva?

Demandar individualmente é um direito constitucional, mas o efeito será o de deixar de ser representado na ação coletiva. Lembramos que não há necessidade de constituição de ação particular no momento, fato que gerará custos adicionais e riscos na hipótese de condenação.