Leia o conteúdo do Nascente 716

Quem tem salvado a sua vida?

Alguns trabalhos são mais caracterizados por sua discrição do que pela sua exposição. Um caso clássico é o de revisor de texto. Quanto menos o leitor lembra, ou até mesmo sabe, da sua existência, mais enfático é o sinal da sua eficiência, na medida em que este profissional só costuma ser lembrado quando falha, e um erro é publicado.
Mas nem todo caso é assim tão singelo. Há aquelas atividades que envolvem algo mais precioso do que a correção ortográfica ou gramatical: a vida humana. Isso vale para todos aqueles que se empenham pela segurança no trabalho.
Como mensurar o que foi evitado? Como contabilizar vidas não perdidas? Como relacionar objetivamente uma decisão acertada, uma mudança de política, uma melhoria, uma conquista de uma mobilização, com a manutenção da normalidade da vida cotidiana?
Claro que isso seria possível, confrontando-se estatísticas e fazendo uma análise detalhada dos impactos das mudanças. Mas isso não é usual. O mais comum, e não sem razão, é que nos concentremos nos problemas que ainda estão por ser resolvidos, e nas vidas que continuam ameaçadas.
É neste segundo campo que joga um sindicato. Seu papel é manter-se alerta, e enquanto houver uma vida a ser salva ele não pode dar-se por satisfeito. Diferentemente das empresas, ou dos discursos conservadores, uma entidade dos trabalhadores não pode deitar sobre as estatísticas e dormir tranquilo.
Por isso, a despeito de algumas importantes conquistas na área de segurança de voo, obtidas pela luta petroleira nos últimos anos (como mostra matéria na página 4 desta edição), o Sindipetro-NF não arrefecerá o empenho para que nenhuma vida se perca. E isso deve ser feito não apenas quando ainda está presente na memória as perdas, há apenas um mês, de quatro trabalhadores em mais uma tragédia aérea. Trata-se de uma obra constante, ainda que quase invisível e, muitas vezes, com consequencias não admitidas pelas empresas do setor petróleo, como a Petrobrás. Não são poucas as melhorias que nitidamente nasceram das reivindicações dos trabalhadores, mas são “vendidas” pelos gestores como se fossem ideias generosas das gerências.
Mas, sigamos adiante. Quem sabe não terá sido aquele mesmo petroleiro que aderiu a uma greve, que elaborou uma lista de pendências, que encaminhou uma denúncia ao sindicato, que registrou uma ocorrência durante um voo, o que também escapou de morrer em razão de uma mudança que ele próprio ajudou a  conquistar? Quem sabe não terá sido você?

Espaço Aberto

O AW139 e a segurança de voo

Valter de Oliveira*

O recente acidente com o AW139 PR-SEK, operado pela SENIOR taxi aéreo, suscitou muitas indagações na categoria petroleira, nos aeronautas e aeroviários. De imediato, a situação provoca comoção, entretanto aos responsáveis, exige-se tranquilidade, porque estamos a lidar não só com bens materiais, mas com uma categoria e seus entes.
A atuação do representante do NF na comissão da Petrobrás é importante, porque  provocamos na empresa a discussão de assuntos que ela não considera essenciais e discorda da nossa lógica:

1 – Voos com chegada a Macaé, duas horas antes do por do Sol;

2 – Equipes “Exclusivas”, de SAR (Busca e Resgate) na região, em ponto equidistante e estratégico, para suprir capacidade de localização e resgate “DIA” e “NOITE”. Tripulação treinada em “guincho” em alto mar, mergulhadores e aeronaves capazes de efetuar busca e resgate noturno. Este item, é fundamental por que  ficou comprovado que o SALVAERO, deslocou aeronaves para Macaé na noite de 19/08/11, mas elas só se engajariam na busca na manhã do dia seguinte. A marinha por sua vez, mobilizou o SALVAMAR, e em menor tempo deslocou um “LINX”, para o local.

Percebe-se que nós trabalhadores e pilotos estamos necessitados de imediato da criação ou formação de uma base SAR, operacional na região que atenda a nossa carência. Os órgãos competentes estão “Quilômetros Luz” das Bacias Petrolíferas, e não têm a dimensão do tamanho de suas atribuições e responsabilidades com os petroleiros.

* Diretor do Sindipetro-NF. Representante da entidade na comissão da Petrobrás que apura o caso AW-139.

Figuraça da Semana

Capacho do Aécio

Homem de confiança do projeto Aécio Neves em Minas Gerais, o governador Antônio Anastasia (foto) pode receber muitas acusações, menos a de ser incoerente. Fiel à política tucana e ao estilo Aecinho Perseguição e Terror, ele se mantém firme na truculência na relação com os professores da rede estadual, em greve há mais de 100 dias. Nesta semana, após ter sido julgada a abusividade da greve – o que não surpreende – a imprensa tratou de cumprir a velha pauta dos “danos” da paralisação para a sociedade. A luta dos profissionais, mesmo assim, continua. Mantendo a greve, a categoria realiza manifestações constantes e, desde a última segunda-feira, dois professores estão em greve de fome.

Caso AW139: Um mês depois

Passados pouco mais de trinta dias de mais uma tragédia aérea na Bacia de Campos, Sindipetro-NF faz balanço sobre as conquistas na área e o que ainda falta fazer para salvar vidas

Interdição na P-20 e morte na Transpetro

Interditada parcialmente desde o último dia 15, a plataforma P-20, na Bacia de Campos, retomou aproximadamente 50% da sua produção após a Petrobrás ter priorizado a resolução dos problemas relacionados diretamente ao funcionamento técnico da unidade. Fiscalização  na terça, 13, no entanto, identificou oito pendêcias relacionadas com a segurança e a saúde dos trabalhadores, aspectos que ainda não foram solucionados pela empresa.
 Entre as pendências que não foram priorizadas pela companhia estão PPRA incompleto, falta de revisão em guindastes, atestados de saúde ocupacional vencidos e descumprimentos de normas sobre treinamentos em espaço confinado, andaimes, calderaria e teste hidrostático.
 Pela primeira vez, uma fiscalização reuniu Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e a Agência Nacional do Petróleo na Bacia de Campos. Os fiscais chegaram a pernoitar a bordo da unidade.

Mais morte

Incêndio no navio Diva, operado pela Transpetro a 46,3 Km do litoral de Maricá, na Região dos Lagos, provocou a morte do oficial de náutica Rosynaldo Marques dos Santos, na noite do último domingo. Em nota, a empresa afirmou que o  trabalhador  morreu durante o combate ao incêndio, que foi controlado pelos 32 tripulantes a bordo, com o apoio de rebocadores deslocados para a região. O foco de incêndio foi no compartimento da casa de máquinas, distante dos tanques de carga da embarcação.

Campanha Reivindicatória

Negociações começam nos próximos dias 26 e 27

Das Imprensas da FUP e do NF

Na segunda, 19, a FUP teve sua primeira reunião com a Petrobrás referente à campanha reivindicatória, onde cobrou uma resposta para a pauta da categoria, que foi protocolada no dia primeiro deste mês. A Federação ressaltou que não há necessidade de apresentação, ponto a ponto, das reivindicações dos trabalhadores e propôs que as próximas reuniões com a empresa sejam de esclarecimento das dúvidas em relação à pauta. A Petrobrás agendou para os dias 26 e 27 as primeiras rodadas de negociação.
 A FUP reivindicou a antecipação da reposição do ICV/Dieese (7,29%), ressaltando a necessidade de correção imediata das perdas causadas pela inflação do período. O objetivo é preservar o poder de compra dos salários e negociar o aumento real durante a campanha. A Petrobrás alegou que esta reivindicação faz parte da pauta e será tratada no âmbito da negociação coletiva.
 A Federação também cobrou a proposta da empresa para regramento das PLRs futuras, conforme acordado na quitação da PLR 2010. A Petrobrás ainda não tem data prevista para apresentação da proposta. Outro ponto cobrado pela FUP foi a data de pagamento dos trabalhadores que se desligaram da empresa, mas que têm direito à PLR 2010. A Petrobrás informou que o pagamento será feito até o dia 30 de setembro.
 Também foram cobradas respostas para compromissos assumidos em relação ao atual Acordo Coletivo e que até hoje não foram implementados. Entre as pendências estão implantação do PP-2 na Transpetro, unificação das redes de credenciamento da AMS, criação de um fundo garantidor dos direitos dos trabalhadores terceirizados e avanços de níveis por mérito.
 Ontem, a Campanha Reivindicatória dos petroleiros foi lançada em ato unificado no Rio, junto com categorias como a dos bancários e a dos Correios. Na semana passada, o Sindipetro-NF promoveu Seminário de Greve, preparatório para as mobilizações dos trabalhadores.
Leia a pauta completa em www.sindipetronf.org.br.

Eleições na Petros: Exerça o seu direito de votar

Da Imprensa da FUP

Começou na sexta, 16, a eleição para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros.  A votação segue até o dia 29 e pode ser feita através da Intranet,  Internet ou pelo telefone (0800 285 0900). A eleição direta é o instrumento mais democrático que os participantes e assistidos dispõem para lutar por seus interesses e fazer valer seus anseios na gestão da Petros. Por isso, é importante que todos exerçam este direito e escolham democraticamente seus representantes na Petros.
 O XV Congresso Nacional da FUP, realizado entre 03 e 07 de agosto, em Manaus, aprovou por unanimidade as candidaturas de Paulo César e Danilo Silva (chapa 22), que disputam as vagas de titular e suplente do Conselho Deliberativo; e Daniel Samarate e Jorge Silva (chapa 32), candidatos a titular e suplente do Conselho Fiscal.
Mais informações
A eleição será para duas vagas no Conselho Deliberativo e uma vaga no Conselho Fiscal, com mandato de quatro anos. Saiba mais sobre como votar em www.petros.com.br.

Causas ainda não identificadas

Cenipa fez apenas recomendações em relatório preliminar sobre o caso

Passado pouco mais de um mês da tragédia aérea que matou quatro trabalhadores na Bacia de Campos, em 19 de agosto, ainda não há conclusões sobre as causas técnicas do acidente. Relatório preliminar do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), divulgado em 25 de agosto, apenas registrou recomendações para os usuários do modelo AW139, como alterações no calendário de manutenção e redução nas horas de utilização das pás do rotor de cauda (de 1200 para 600).
 Da comissão interna da Petrobrás, que tem participação de representante do Sindipetro-NF, o sindicato cobra o envio de cópia do relatório final, que ainda está sendo submetido à gestão da companhia. Somente após conhecer a versão final do documento a entidade divulgará as suas conclusões e a sua decisão em assiná-lo ou não.

Tragédias desde 2003

19 de Agosto de 2011
Acidente com aeronave da empresa Senior, prefixo SEK, que decolou da plataforma P-65, na Bacia de Campos causou as mortes do piloto Rommel Oliveira Garcia, do co-piloto Lauro Pinto Haytzman e dos petroleiros Ricardo Leal de Oliveira e João Carlos Pereira da Silva. Apenas um mês antes, a mesma aeronave havia passado por problemas em uma plataforma. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.

26 de Fevereiro de 2008
Acidente com helicóptero da BHS, próximo à plataforma P-18, causa as mortes de cinco trabalhadores.

22 de Julho de 2004
Helicóptero da BHS cai no mar próximo à P-31. Houve explosão da cauda e aeronave despencou de uma altura de 20 metros. Seis trabalhadores morrem.

5 de julho de 2003
Helicóptero da BHS bate no mastro do navio Toisa Mariner e cai no mar. Cinco trabalhadores morrem.

Total de mortos desde 2003: 20

Segurança de voo na Bacia de Campos

Veja o que foi conquistado e o que falta conquistar

O que foi conquistado

– Pouca gente se lembra, mas o próprio Heliporto do Farol foi conquista dos trabalhadores, em 1998.
– Depois de campanha do NF, com distribuição de 10 mil camisas, houve adoção dos coletes laranjas.
– Como reivindicavam os trabalhadores, foi criada uma gerência específica para segurança de voo.
– Em razão do exercício do Direito de Recusa em 2008, em voar no Super Puma L2, a Petrobrás agora suspendeu operação do AW139 imediatamente.
– Como em outros casos, trabalhadores conquistaram direito de ter um representante na comissão interna da Petrobrás e esta presença tem gerado resultados a partir de intervenções críticas e cobranças.
– Retirada de bancos do antigo S-76 acabou por provocar a substituição por novos modelos.
– Um terminal foi construído em Macaé e alguns voos passaram a operar a partir de Cabo Frio.
– Renovação da frota com aeronaves de maior potência e maior porte.
– Adoção de cinto de quatro pontos.

O que falta conquistar

– Gerentes mentem sobre condições climáticas para permitir pouso em plataforma.
– Heliporto do Farol de São Thomé continua a operar apesar das suas falhas de projeto.
– Projeto de novo aeroporto em Farol de São Thomé foi suspenso pelo diretor Guilherme Estrella.
– Utilização do Aeroporto de Campos foi descartado pela companhia.
– Aeroportos utilizados atualmente continuam a não suportar a demanda da Bacia de Campos, que recentemente foi acrescida por quatro UMS, uma plataforma Petrobrás (P-56) e outras do setor privado.
– Pilotos e co-pilotos reclamam dos salários e das condições de trabalho, optando por migrar para outras regiões.
– Heliponto da plataforma P-53 construído a partir de projeto equivocado, o que causa turbulência em pousos e decolagens.
– Proibir voo em horário que não permita eventuais resgates com a luz do dia.
– Falta de um sistema de prontidão para resgate imediato de sobreviventes de acidentes.

Curtas

Imbetiba
Trabalhadores da base de Imbetiba divulgaram manifesto em solidariedade aos trabalhadores punidos em razão da participação na greve de 22 de agosto. O documento está disponível na íntegra em www.sindipetronf.org.br. A categoria também reforça a necessidade de denunciar a “ política assassina de SMS da Petrobrás”.

Acesso ao NF
A Petrobrás parece viver na Idade Média e impõe uma série de restrições ao acesso dos seus trabalhadores à internet. O NF considera, no entanto, o acesso às informações sindicais um direito fundamental do trabalhador. Informe ao sindicato as condições de acesso à internet em sua unidade ou base administrativa pelo e-mail [email protected]. Seu relato ajuda a planejar as estratégias de comunicação da entidade.

PLANEJAMENTO
Diretores do Sindipetro-NF, integrantes do Conselho Fiscal da entidade e assessorias sindicais estão reunidos desde ontem em seminário interno de planejamento. O evento dura até o sábado, 24, em Rio das Ostras.

Feridos na BA
O Sindipetro–BA informou que na madrugada da segunda, 19, numa sonda de produção em terra da Petroreconcavo, a 160 km de Salvador, causou ferimentos em três trabalhadores. Um deles chegou a passar por cirurgia. Houve vazamento de gás e incêndio.

Abaixo-assinado
Continua na rede o abaixo-assinado em favor do Projeto de Lei 3.765/2008, que busca assegurar a todos os trabalhadores das empresas offshore a escala de 14 dias de trabalho por 21 de folga, já ultrapassou mil assinaturas. Para acessar e assinar o documento no site  Petição Brasil. Um atalho pode ser tomado com o endereço bit.ly/nlj2Wj.

Setorial nos Aeroportos e Praia Campista
Em razão da presença de todos os diretores do Sindipetro-NF em seminário interno de planejamento até o próximo sábado, 24, não serão realizadas as reuniões setoriais na Praia Campista e nos aeroportos de Macaé, Cabo Frio e Farol de São Thomé neste período.

Curtinhas
** Os principais fatos da semana que você não viu na grande mídia: “Roberto Jefferson nega ao STF a existência do mensalão”, ““Empresário” pede desculpas ao PT por mentiras no Jornal Nacional” e “Repórter da Veja realmente tentou violar o quarto de José Dirceu em hotel”. Leia matéria de Luiz Carlos Azenha sobre estes temas: http://bit.ly/pdu2up .
** Assista no canal do NF no youtube o trecho do programa Entrevista NF com o diretor do sindicato, Valter de Oliveira, sobre a apuração do acidente com o helicóptero AW139. Acesso em www.youtube.com/sindipetronf. Íntegra em áudio emwww.radionf.org.br.

Normando

De quem é a culpa pela queda do AW?

Para a Petrobrás, como sintetizou Gabrielli no fórum de SMS, a maioria dos acidentes de trabalho se deve à indisciplina operacional. Como não se pode alegar que ocorreu alguma inobservância de procedimentos no caso da queda da aeronave no último dia 19 de agosto, a lógica patronal aponta para o mero e confortável acaso, no qual ninguém é responsabilizado.
O maior lema da investigação de acidentes aéreos, responsável pela evolução da segurança de vôo, é que aeronaves não caem, são derrubadas! Independentemente disso, a Petrobrás age como se não fosse a responsável pelo vôo, a garantidora da segurança e integridade dos ocupantes, quem deveria amparar, indenizar, e tirar ensinamentos do acidente.
Predominam, contudo, as mentiras, a subtração ou manipulação de dados, as subnotificações, e a perseguição aos grevistas, da Petrobrás e do Setor Privado, que se dispuseram a denunciar essa perversa estrutura de ocultação da insegurança crônica, que do dia 19 de agosto até o momento já matou mais dois trabalhadores.
Sequer o mínimo de civilidade e respeito é praticado. Mais de um mês após o acidente do AW-139, os pais de uma das vítimas não receberam da Petrobrás sequer um telefonema, e nem a mínima informação sobre os pertences pessoais, tanto os resgatados como os deixados a bordo de P-65.
Essa é a ética da Petrobrás, quanto a acidentes, e o maior responsável pela manutenção dela é você, que lê esse boletim e aceita esse estado de coisas como se fosse necessário. Parabéns à Petrobrás, eficaz na compra da tua consciência.