A Diretoria do Sindipetro-NF distribuiu nas reuniões de setoriais de Campos e Macaé um documento “Aos Companehiros da Bacia”. Leia a íntegra abaixo:
Aos companheiros da Bacia de Campos
O Sindipetro-NF mantém uma tradição de conversar de modo muito transparente sobre os posicionamentos da sua diretoria em relação aos temas da categoria petroleira e do cenário nacional. Tem sido assim mesmo em momentos que, de modo democrático, os trabalhadores manifestam-se majoritariamente contrários a indicativos da entidade, o que ocorreu nas assembleias do último sábado.
Neste sentido, o sindicato esclarece os seguintes pontos:
1 – No instante seguinte às assembleias, toda a diretoria e a estrutura sindical continuaram a trabalhar intensamente pelo fortalecimento da greve. Todos os militantes, que desde os primeiros dias da greve estavam a postos para as atividades sindicatos, já participavam de atos nos aeroportos e no Terminal de Cabiúnas.
2 – A diretoria do sindicato avaliou rapidamente o novo cenário da greve e orientou pela mudança de estratégia, com a opção pelo desembarque de todos os grevistas e o desgaste máximo dos “pelegos”.
3 – Todos os cuidados políticos, jurídicos e de comunicação estão sendo tomados para que a greve mantenha a sua legalidade e legitimidade. O sindicato combate todas as formas de boatos e tentativas de contra-informação vindas das gerências da Petrobrás.
4 – A entidade tem clareza de que o inimigo comum da categoria não está entre os grevistas, mas fora do movimento, e que quaisquer divergências nos encaminhamentos em relação à paralisação apenas refletem a multiplicidade de forças políticas e o vigor democrático da categoria, não alterando a condução firme e legítima do sindicato para os passos aprovados em assembleia.
5 – A diretoria continua no comando da greve desde seu começo, para liderar os movimentos reivindicatórios da categoria e apresentar democraticamente seus indicativos, e continuará seguindo as deliberações das assembleias.
6 – É fundamental que os trabalhadores continuem em sintonia fina com o sindicato, para seguirmos firmes nesta greve que já é histórica e obtermos avanços pretendidos nas negociações com a Petrobrás. Só a unidade pode garantir a vitória nesta luta.
7 – O sindicato tem a convicção de que a greve também é um importante momento de aprendizado político para as lutas que não se encerram com o movimento. Muito ainda precisará ser feito para enfrentar todo o plano de desmonte da Petrobrás e o ataque a direitos da categoria. Para isso, é essencial que os trabalhadores fortaleçam e continuem a legitimar as suas entidades representativas.
Sigamos na greve!
Macaé, 16 de Novembro de 2015
Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF