Leia o informe FUP de 08 de maio sobre as mobilizações pelo PCAC.

Petroleiros aderem a mobilização em todo país

A categoria petroleira em todo país está aderindo ao indicativo da FUP e realizando paralisações de 24 horas para demonstrar sua insatisfação com a proposta de PCAC apresentada pela Petrobrás.

Veja como foi o movimento pelo país hoje:

Pernambuco/ Paraíba  – Os petroleiros de Pernambuco aderiram à paralisação de 24 horas.  Desde a zero hora de hoje, o pessoal do T.A. Suape atua com o quadro mínimo.

São Paulo – Paralisação total nos terminais. Os petroleiros de São Paulo aderiram 100% ao movimento, paralisando hoje as atividades nos terminais de São Caetano do Sul, Guararema e Barueri. As manifestações continuam até o dia 10.

Rio Grande do Norte –  Adesão de 90% no Pólo de Guamaré e adesão de 95% nas plataformas, Nas bases de terra, houve adesão de 70% no Alto do Rodrigues, 90% no Canto do Amaro e 30% no Riacho Forquilha, ambos em Mossoró.

Amazonas – Corte de rendição às 23h do dia 07 de maio com adesão de 90% dos companheiros do turno. Hoje, dia 8, houve continuidade no corte de rendição com adesão de 95% do turno e 65% do ADM.

Espírito Santo – Movimento Sindical considerou paralisação histórica em São Matheus e Linhares, com 100% de adesão e participação dos trabalhadores de contratadas.

Paraná – Na Repar e no Terminal de Paranaguá houve adesão de 100% do turno.  Os trabalhadores aproveitaram para fazer a discussão do PCAC e levantar pontos que consideram negativos.

No dia 10 a paralisação continua nas bases do Sindicato dos Químicos e Petroleiros/BA, Sindipetro-CE, REFAP, RECAP, EDISP, Sindipetro/RN (Administrativo), Transpetro/SC, SIX-PR, Sindipetro/ES (administrativo), Transpetro/RS, Transpetro São Paulo.

No dia 3 de maio, os petroleiros de Minas Gerais, Caxias e Norte Fluminense deram sua demonstração de mobilização e luta.

Uma nova reunião entre a FUP e a Petrobrás está marcada para amanhã, dia 9, às 14 horas. A FUP cobrará os eixos que considera fundamentais como o descritivo dos cargos,  estrutura do plano, mobilidade, reenquadramento, valoração dos cargos e a VP-Periculosidade. A FUP também aguarda para amanhã a apresentação da pesquisa de mercado e o descritivo dos cargos para que possa analisar criteriosamente a proposta de PCAC. A participação de representantes da Transpetro é aguardada nessa próxima reunião já que em outros momentos manifestaram-se favoráveis a essa discussão para o conjunto de seus trabalhadores

Somente com mobilização e luta conseguiremos construir um PCAC que atenda aos anseios da categoria.

Direção Colegiada da FUP