Leia o manifesto enviado por PCE-1

Manifesto de Enchova contra a truculência da Petrobrás

NÃO ACEITAMOS A DIVISÃO!

Na manhã dessa segunda-feira, 28/07/2008, ao início do movimento de paralisação de PT´s e serviços rotineiros não-essenciais, a gerência de Enchova realizou uma tentativa de desarticular o movimento. O geplat de PCE-1 compareceu ao DDS da manutenção com o objetivo de isolar esse setor de trabalhadores, observando que na última mobilização de mesmas características ocorrida há semanas atrás somente a manutenção parou. Argumentou que não entendia as razões para esse setor fazer a mobilização, em especial por ter sido oferecido a estes sua passagem ao regime de turno. Argumentou que a Gerência endureceu contra os trabalhadores, informando que, como procedimento indicado pela direção da equipe de contingência, todos os trabalhadores que aderissem a mobilização deveriam desembarcar para fazer um curso, frisando mais uma vez sobre os petroleiros da manutenção. Continuando com a argumentação de visões gerenciais anti-grevistas, falou ainda sobre “o absurdo que é, Técnicos de Segurança fazerem greve”, negando a eles esse direito legítimo, como qualquer trabalhador.

Os trabalhadores reunidos em assembléia rechaçam qualquer tentativa de dividir a categoria. Estamos todos juntos, uns não emitindo PTs, outros não as requisitando. E se nesse momento, os mantenedores precisam tomar a frente do movimento se recusando a realizar tarefas não-essenciais, com todo apoio do restante dos trabalhadores, sabemos que em outros momentos são os operadores que precisam fechar as válvulas dos poços, com o apoio, mais uma vez, do restante da força de trabalho. É a categoria unida, em diferentes mobilizações, com cada um cumprindo seu papel.

Informamos a gerência da Petrobrás, que qualquer tentativa de desembarque de trabalhadores será encarada como retaliação ao movimento, coisa que desde já refutamos. A Bacia de Campos está unida e qualquer tentativa de intimidar trabalhadores, com vistas a desmontar a greve de 05 de Agosto será respondida pelos petroleiros. É decisão dos trabalhadores, que qualquer desembarque sumário individual será acompanhado do desembarque de todos os demais petroleiros. E não teremos dúvidas em dar mais respostas caso a empresa busque endurecer mais como prometeu.

Se afirmam que a reivindicação do Dia de Desembarque é uma questão pequena, respondemos que a empresa já poderia ter atendido então ao nosso pleito nesses 10 anos de reivindicação ou nos últimos 7 meses de negociação. Até lá a categoria não irá esmorecer!

Todos a greve nacional de 05 de Agosto!

PCE-1, 28 de Julho de 2008

Comissão de Mobilização de Enchova