Leia os manifestos enviado pela P-26 e P-37 (atualizada)

Leia integra do documento enviado ao sindicato na noite do dia 29 de agosto. O momento foi de grande fluxo emails no sindicato que acabou provocando o atraso na sua divulgação.

MANIFESTO DA P-26

Nós de P-26 damos o total apoio ao movimento de paralisação de 48 horas dos dias 30 e 31 de agosto. Esse apoio foi caracterizado de forma evidente pela aprovação unânime do indicativo do Sindicato quando da realização de nossa Assembléia.

Entendemos que no meio democrático que vivemos as pessoas têm livre-arbítrio e o direito de tomar suas próprias decisões, como por exemplo, participar ou não dos movimentos indicados pelo Sindicato. Entendemos também, que os posicionamentos contra os indicativos do sindicato são pautados pelo medo, pela covardia, insegurança e/ou falta de personalidade daqueles que são considerados como companheiros de categoria. O que não entendemos nem aceitamos é que estes companheiros, que são sindicalizados como nós, assumam uma postura contra o movimento e, ainda assim, sejam privilegiados pelo Sindipetro-NF com todos os ganhos conquistados pela categoria.
Concordamos com os companheiros de P-52, que levantaram informações contidas no estatuto deste sindicato, que podem levar esses supostos “companheiros” a um processo disciplinar. Segue abaixo parte da transcrição do mesmo:

Estatuto do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – Sindipetro-NF

CAPÍTULO II – DOS DIREITOS E DEVERES DOS ASSOCIADOS, E DAS PENALIDADES

Artigo 7º – Deveres dos Associados

São deveres do associado:
a) Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto;

b) Respeitar, e implementar, as decisões das instâncias deliberativas;

d) Comparecer às reuniões de órgãos e instâncias do Sindipetro-NF de que fizer parte, e
acatar suas decisões;
Artigo 8º – Processo Disciplinar e Penalidades
O associado está sujeito a advertência, suspensão de até 180 (cento e oitenta) dias e eliminação do quadro social, quando cometer desrespeito a este Estatuto e às decisões da Assembléia Geral.

Mediante esta questão, gostaríamos de conhecer o posicionamento de nossos representantes (Sindipetro-NF) quanto à aplicação de um processo disciplinar a estes que se dizem “companheiros”, que usufruem de nossas conquistas e em nada contribuem para o sucesso de nossas lutas. Alguns deles têm assumido a postura irônica de ressaltar o quanto estes movimentos fazem bem à saúde financeira dos mesmos, gerando ganhos extras que são muito bem vindos, além de estarem sugerindo punições mais severas àqueles que participam das mobilizações. Vale lembrar que outras unidades já se posicionaram a respeito deste assunto, sugerindo que o processo RSR desses supostos “companheiros” fosse colocado por último, e esperam desta instituição um retorno relativo à questão.

Vale lembrar que, uma vez que tomamos uma decisão unânime, devemos manter o posicionamento assumido e suas conseqüências.
Aproveitamos a oportunidade para pedir a todos os companheiros de outras unidades que expressem e participem através de manifestos como este sua indignação e cobrança.
Fica aqui o nosso repudio a esses pseudo companheiros.

Petrobras 26, 29 de agosto 2013

MANIFESTO DA P-37

No dia 28 de Agosto de 2013, às 20h00min os trabalhadores de P-37 se reuniram para deliberações e igualar informações sobre a Greve de 48 horas, entre os dois grupos que se encontram embarcados.

Muito foi falado a respeito da postura dos sindicalizados que não respeitam a decisão da Assembléia Geral e insistem em furar greve. A indignação é evidente entre os trabalhadores, que a cada movimento são obrigados a “engolir” esse tipo de gente. Gente que tira proveito dos dois lados, o lado da empresa e o dos trabalhadores. São beneficiados pela empresa porque recebem horas extras, nível garantido e até “surbônus” (como já aconteceu anteriormente), e são beneficiados pelas nossas lutas porque são tratados de igual para igual na hora das conquistas.

Os empregados da P-37 presente na reunião seguiram a orientação apresentada no site do Sindipetro NF, no que diz respeito ao chamado dos supervisores para participar do movimento. Todos assinaram o termo de compromisso em não assumir os cargos caso esses funcionários sejam destituídos dos mesmos. Além de enviado para o sindicato, algumas cópias desse documento ficaram fixadas em alguns pontos da unidade.

Aproveitamos os manifestos de outras plataformas para aumentar o número de insatisfeitos com o tratamento que esse grupo vem recebendo. Com base no estatuto do sindicato, pedimos que os funcionários citados abaixo, os “pelegos, sejam punidos de acordo com o que for cabível. Desta forma os pelegos terão que escolher de qual lado ficar. Só não pode ficar como está, se dando bem em cima da luta dos trabalhadores enquanto descansa na sombra do patrão.

Gostaríamos de quando os pelegos sindicalizados chegassem ao sindicato reivindicando “seus direitos”, esses tivessem tratamento de acordo com seus atos. Como podem ter “cargos de confiança” e processar a empresa ao mesmo tempo?

Será que o sindicato poderia ter uma planilha contendo o nome e matrícula de cada pelego? A idéia é que quando esses chegassem à sede, fossem questionados a respeito dos seus atos durante os movimentos.

Está na hora dessa situação mudar!