Linha de água potável em PVM-1 é contaminada por atitude de Geplat

A diretoria do Sindipetro-NF recebeu denúncia de que no dia 23 de outubro o Geplat de PVM 1 recebeu água a bordo sem condições de uso. Apesar de ter sido alertado por dois operadores sobre a água e o laudo contrário do técnico químico, o gerente impôs sua vontade para que fosse recebido 64m³ a bordo. Segundo informações dos trabalhadores na unidade, a água recebida não servia nem para o hidrojato, porque poderia explodir ou contaminar o bico da mangueira. E muito menos para o consumo humano, pois o limite de cloreto encontrava-se muito acima do aceitável que é de 40 a 60 mg/l para hidrojato e 250mg/l para seres humanos.

Essa água acabou sendo descartada por outro Geplat, que conseguiu que a P-60, que estava ancorada ao lado, fornecesse cerca de 17 m³ de água em condições de uso para o hidrojato.

Essa atitude de recebimento dessa água pelo Geplat causou prejuízo financeiro e contaminação de toda linha de água potável de PVM-1. Trabalhadores afirmam que a água da torneira do banheiro, perto da sala de controle, chegou a quase ficar totalmente preta no dia do recebimento e que está saindo até hoje com uma cor escura. O Sindiptero-NF vai solicitar maiores esclarecimentos da empresa a respeito do fato.