Da Imprensa da FUP – Em carta enviada à FUP, o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva agradece a solidariedade e o apoio dos petroleiros que, desde a condenação arbitrária imposta por Sérgio Moro, vêm denunciando o cunho político e partidário da perseguição feita pelo juiz de primeira instância, a serviço das elites e da mídia golpista. “Foi muito bom contar com a presença dos petroleiros no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, com toda a ajuda que vocês nos deram”, ressalta Lula em um dos trechos da carta.
Assim que souberam da decretação da prisão do ex-presidente, petroleiros de vários estados do país se dirigiram a São Bernardo e lá permaneceram até os últimos instantes em que Lula esteve no Sindicato. Após o discurso histórico que emocionou o Brasil, ele saiu carregado nos braços dos trabalhadores e escoltado por um cordão de petroleiros, que, com seus uniformes laranjas, vêm se mantendo na trincheira de resistência pela liberdade de Lula e para que suas ideias sigam inspirando a categoria, em defesa da democracia e da soberania nacional.
Tem sido assim no Acampamento Lula Livre, em Curitiba, nas assembleias nas unidades do Sistema Petrobrás, nas manifestações de rua e nos atos e mobilizações contra o desmonte da empresa.
“Durante todos esses anos, sempre tivemos uma ligação muito forte em defesa da Petrobrás e do projeto de desenvolvimento nacional”, destaca Lula na carta. “Desde meus anos de sindicalista, os petroleiros são uma das categorias mais comprometidas com a ideia de um Brasil mais justo para todos”, lembrou, agradecendo a cada um dos petroleiros pela solidariedade.
“É por isso que quero mandar os meus sinceros agradecimentos para cada companheiro e cada companheira da FUP. A todos vocês que acreditam na minha inocência e lutam por justiça, serei sempre grato. Um abraço fraterno”.
Leia a íntegra da carta enviada por Lula:
Meus queridos companheiros da FUP,
Tenho acompanhado, na medida do possível, as manifestações de solidariedade. O apoio que vocês têm me dado me ajuda muito a continuar acreditando na nossa luta por justiça.
Foi muito bom contar com a presença dos petroleiros no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, com toda a ajuda que vocês nos deram.
Soube que vocês estiveram na porta da Polícia Federal em Curitiba, para, junto com os outros movimentos, me darem um “bom dia”.
Soube também da manifestação em Campos dos Goytacazes, contra as injustiças que estão fazendo comigo.
Durante todos esses anos, sempre tivemos uma ligação muito forte em defesa da Petrobrás e do projeto de desenvolvimento nacional.
Desde meus anos de sindicalista, os petroleiros são uma das categorias mais comprometidas com a ideia de um Brasil mais justo para todos.
É por isso que quero mandar os meus sinceros agradecimentos para cada companheiro e cada companheira da FUP.
A todos vocês que acreditam na minha inocência e lutam por justiça, serei sempre grato. Um abraço fraterno.
Curitiba, 23 de abril de 2018
Luiz Inácio Lula da Silva